Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indústria teve ''acomodação'' em agosto, aponta CNI

Stênio Ribeiro / ABr - 06 de setembro de 2005 - 14:22

A atividade industrial passou por um período de "acomodação" no mês de julho, com quedas de 0,33% nas vendas e de 0,51% no uso da capacidade instalada. Em sentido contrário, porém, a massa de salários no setor cresceu 1,29% no mês. Os dados foram divulgados hoje (6) pelo coordenador da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco.

Ele ressaltou que "a acomodação é natural depois de período de crescimento mais expressivo", como foi o segundo trimestre deste ano. Quanto à expansão da massa salarial, Castelo Branco explicou que esse segmento está tendo crescimento lento e gradual, mas contínuo, desde o início de 2003 e, de lá para cá, a queda da inflação elevou o poder de compra dos salários em torno de 20%.

Os números estão no informativo da CNI sobre Indicadores Industriais e mostram que a indústria trabalhou em julho com 81,9% de utilização da capacidade instalada – menor que a média de 82,2% no primeiro semestre do ano e mais abaixo ainda da utilização de 83,6% no mesmo mês do ano passado. Tem folga, portanto, para atender a demanda por produção, caso necessário, para os estoques de fim-de-ano, acrescentou.

Apesar dessa retração na utilização da capacidade instalada, o economista da CNI disse que o número de horas trabalhadas na produção se expandiu 2,78% no mês e, no acumulado do ano, a expansão chega a 6,44%. Para ele, isso é indício de que houve significativa "maturação" de investimentos no parque produtivo ao longo deste ano, com absorção de bens de capital para modernização fabril.

SIGA-NOS NO Google News