Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Industria foi o setor que mais gerou emprego em 2004

Dourados News - 24 de janeiro de 2005 - 15:42

Há seis anos o governo de Mato Grosso do Sul adotou uma nova política de gestão para consolidar a base industrial do Estado e, conforme os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, esse novo modelo de indução ao desenvolvimento apresenta resultados positivos.

Mato Grosso do Sul saiu de um número negativo para uma tendência de crescimento que, só no último ano, registrou, no ápice do desenvolvimento industrial, um crescimento de 10,81%, deixando um saldo de 4.457 novos empregos. Em 1999 o saldo era de 924 negativos com uma variação anual de 2,99 também negativos. Conforme o superintendente de Indústria e Comércio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Ademar da Silva Jr., o fato de o Estado ter ampliado as condições para a atração de novas indústrias pode ter sido um fator importante para a abertura de novas frentes de trabalho.

“A sinalização do desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul faz com que os empregos comecem a ter mais importância nos setores secundários e terciários, é exatamente aí que está à indústria de transformação”, explicou. Só na relação de empresas instaladas, ampliadas e reativadas com benefícios fiscais concedidos pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado (CDI) – no qual o secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho é presidente – mais de 10 mil empregos foram gerados nos últimos sete anos com um investimento de R$ 470,5 milhões.

Alguns projetos projetos estratégicos já estão entabulados, como a rota ferroviária bioceânica da América do Sul, que encurta em mais de 7 mil quilômetros a distância entre os centros produtores do Brasil e o mercado consumidor asiático – e os pólos mínero-siderúrgico e gásquímico de Corumbá. A ligação costa a costa é fundamental para a integração física e econômica.

“A prioridade da Secretaria para 2005 é a atração de novas indústrias, geração de emprego e de renda. Além de termos os melhores incentivos fiscais e localização geográfica favorável, também estamos avançando com melhorias na infra-estrutura, logística e qualificação da mão-de-obra”, indicou Ademar.

SIGA-NOS NO Google News