Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indústria está desacelerando, avalia CNI

Ivan Richard/ABr - 08 de novembro de 2005 - 17:08

Setembro foi um mês pouco favorável para a atividade industrial no Brasil, segundo o boletim Indicadores Industrias elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo, divulgado hoje (8), aponta que a atividade do setor desacelerou no mês passado. "Os indicadores de setembro consolidaram um quadro de desaceleração da atividade industrial, bem claro neste terceiro trimestre do ano", avalia economista Flávio Castelo Branco, coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI.

Um dos dados desfavoráveis, segundo ele, foi que setembro marcou a terceira queda consecutiva das vendas reais da indústria. De 0,47% em comparação a agosto. Em relação a setembro de 2004, as vendas caíram ainda mais: 1,07%.

Outro dos indicadores destacados pelo economista é o índice de utilização da capacidade instalada – que mede quanto da indústria brasileira estão realmente produzindo. Em setembro, esse índice ficou em 80,7%. Foi uma queda em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em setembro de 2004, a indústria brasileira operou com 84,1% da sua capacidade. "Isso mostra que há uma folga relativamente grande no parque industrial, á maturação de investimentos ocorreu parcialmente, pelo menos, e a atividade se acomodou", diz Castelo Branco.

SIGA-NOS NO Google News