Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Industria alimentícia demitiu 10 mil em MS, diz entidade

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 20 de junho de 2006 - 13:56

Na próxima quinta-feira ocorre em Campo Grande o I Congresso Nacional dos Trabalhadores do Setor de Carnes, Frios e Derivados. Em pauta a demissão de 10 mil dos 25 mil operários da indústria de alimentação e afins, só em Mato Grosso do Sul, informados pela CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Alimentícias e Afins). O evento será de 9h às 16h no Palácio Popular da Cultura e vai discutir a situação das pessoas afetadas pela crise da febre aftosa e reflexos da gripe aviária no setor industria.

O caso mais recente, foi esta semana em Ribas do Rio Pardo onde o frigorífico Atlas deu férias coletivas para seus 390 funcionários até avaliar que rumo deverá tomar nas próximas semanas. O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Alimentícias e Afins de Mato Grosso do Sul, Rinaldo Salmomão, explica que as demissões ocorreram tanto nos setores que atuam diretamente com a produção, quando em áreas “afins” como produção de ração e curtumes, por exemplo.

O Congresso vai reunir dirigentes sindicais de outros grandes centros, como São Paulo, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e outros, também apresentarão seus problemas. Serão propostas soluços ao governo e discutidas reivindicações da categoria em todo país, entre as elas: a participação nos lucros e resultados das empresas; piso salarial nacional na proporção do custo de vida; implantação de planos de cargos e salários nas empresas com a participação dos sindicatos dos trabalhadores; segurança e higiene no trabalho; fim da terceirização e do banco de horas; redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a responsabilidade social das empresas.

SIGA-NOS NO Google News