Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/04/2004 15:14

Indíos vão apresentar reivindicações à Lula

Agência Câmara

Uma comissão de 20 lideranças indígenas, representando 31 tribos, e deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto, com o chefe de Gabinete do presidente da República, Gilberto Carvalho.
No encontro, os índios encaminharam ao presidente o documento Acampamento Terra Livre, onde apresentam a pauta de reivindicações dos povos indígenas e conseguiram agendar uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o próximo dia 10 de maio, quando serão discutidos os itens que preocupam os índios.

Reivindicações
Entre os temas que serão discutidos com o presidente estão: a imediata homologação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima; mais rapidez no reconhecimento de terras indígenas; a retirada de garimpeiros ilegais e invasores da terra indígena Cinta-Larga, em Rondônia, e da terra ianomâmi, em Roraima; e o controle das ações de políticas públicas voltadas às comunidades indígenas. O representante da Presidência da República comprometeu-se a analisar, até o dia 10 de maio, os itens do documento entregue.
O deputado Edson Duarte (PV-BA), integrante da frente, disse que a violência também preocupa os índios, que apontaram cerca de 16 áreas onde há ameaça de conflitos, como o que aconteceu, recentemente, em Rondônia, que terminou com a morte de dezenas de garimpeiros. "Eles acham que o que aconteceu ali (em Rondônia) é exatamente porque não há uma decisão do Governo em relação a essas áreas de conflito. Eles dizem que uma posição do Presidente da República será uma sinalização de que o Governo estará empenhado na definição de políticas públicas para a questão do índio", assinalou o deputado.
Participaram do encontro, no Palácio do Planalto, o coordenador da Frente, deputado Eduardo Valverde (PT-RO); e os deputados Carlos Abicalil (PT-MT), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Edson Duarte (PV-BA).

Ministro da Justiça
Após o encontro no Palácio do Planalto, os índios reuniram-se com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para entregar o mesmo documento. Segundo a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), "uma das questões que eles mais insistem é a necessidade urgente do Governo Lula de garantir a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, que vem se arrastando desde o governo Collor”.
O ministro Márcio Thomaz Bastos prometeu empenho para dar à Presidência as informações necessárias quanto às reivindicações dos povos indígenas e disse que participará da audiência do presidente com os índios no próximo dia 10.

Na tarde de hoje, os índios decidirão se vão suspender o acampamento na Esplanada dos Ministérios.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)