Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios Terena cobram agilidade na compra de área

Yara Aquino/ABr - 08 de novembro de 2005 - 17:06

Uma comissão de índios Terena do município de Dourados, em Mato Grosso do Sul, deve se encontrar hoje (8), na capital do estado, Campo Grande, com o governador José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT) e com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A informação é da coordenadora do Comitê Gestor de Dourados, Rosângela Carvalho.

Entre os dias 4 e 7 últimos, os índios bloquearam a rodovia MS-156, que liga Dourados a Itaporã e é o principal acesso à reserva indígena, para cobrar do Incra e da Fundação Nacional do Índio (Funai) agilidade na aquisição da área que será destinada ao assentamento de famílias excedentes da reserva de Dourados.

Hoje, cerca de 12 mil índios vivem na Reserva Indígena de Dourados em uma área de aproximadamente 3,5 mil hectares. Segundo Rosângela Carvalho, existe um conflito entre os índios Terena e Guarani-Kaiowá, que dividem a reserva. Por volta de 1920, índios Terena, que têm mais facilidade no contato com pessoas de fora da aldeia, foram colocados pelo governo na reserva onde viviam os Guarani-Kaiowá, com o objetivo de tornar esses últimos mais abertos ao relacionamento com os "brancos".

Entretanto, disse Rosângela, o que aconteceu foi uma superposição dos Terena, que ocuparam as melhores terras dentro da reserva. "A reação desse grupo que chamamos de descendentes de Terena e mestiços é que eles estão vendo que vão começar a perder espaço, porque o povo Guarani-Kaiowá está se organizando internamente. Eles vão fazer a retomada das terras internamente", afirmou a coordenadora do Comitê Gestor de Dourados.

SIGA-NOS NO Google News