Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios que bloqueiam BR reclamam de demora da Justiça

Fernanda Mathias e Nadyneka Castro/Campo Grande News - 06 de novembro de 2006 - 09:54

Os cerca de 240 índios terena que desde às 4 horas bloqueiam a BR-163, na saída para Cuiabá (MT), em Campo Grande, apresentaram a carta de reivindicação à imprensa. Eles alegam que no mês de junho estiveram reunidos com a desembargadora Suzana Camargo, do TRF (Tribunal Regional Federal), da 3ª região, de São Paulo, para cobrar agilidade no julgamento do processo. Segundo o cacique Ageu Reginaldo, ela teria se comprometido a julgar o processo em 90 dias.

Os índios alegam que há mais de 3 anos o processo vem se arrastando. São 3,8 mil índios vivendo em uma área de 2.090 hectares e que reivindicam o reconhecimento como sendo indígena de 17,2 mil hectares entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia. O grupo aponta que chegou ali em 2000, mas a reserva é bem antiga. O local é dotado de escolas e postos de saúde. Cerca de mil crianças vivem na aldeia. Os índios prometem manter o bloqueio na BR-163 até que haja algum acordo com autoridades.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) está no local para fazer a intermediação. Dois quilômetros antes do bloqueio policiais rodoviários federais alertam os motoristas sobre o movimento. A fila formada por condutores na BR-163 já era de pelo menos três quilômetros. Os índios usam pinturas de guerra e estão munidos de pedras e foices. Até mesmo quem está à pé é impedido de passar pelo bloqueio, que ocupa os dois lados da pista. Somente ambulâncias são liberadas. Muitos caminhões estão parados no acostamento, no Macroanel.

SIGA-NOS NO Google News