Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/04/2013 12:25

Índios ocupam hotel de luxo no sul da Bahia

Alex Rodrigues, Agência Brasil

Brasília – Um grupo de índios tupinambás ocupa, desde ontem (7) à noite, um hotel de luxo próximo a Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo as primeiras informações, a ocupação do Hotel Fazenda da Lagoa foi a forma escolhida pelos índios para cobrar rapidez no reconhecimento e na demarcação de uma área próxima, que eles alegam ser um território tradicional indígena.

Técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) deslocaram-se hoje (8) de manhã para o local. O coordenador regional da Funai, Edinaldimar Barbosa da Silva, no entanto, só irá se pronunciar sobre o assunto após receber dos técnicos um relato completo sobre a situação. A Polícia Federal (PF) também já encaminhou agentes para o local, onde diz serem frequentes os protestos indígenas pela demarcação da área em litígio.

Inaugurado em 2005, em uma antiga fazenda de coco e dendê, o hotel fica na cidade de Una, a cerca de 40 quilômetros de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, região turística que concentra vários hotéis de luxo. Entre as regalias oferecidas aos hóspedes, “7 quilômetros de praia privativa”, segundo o site do empreendimento.

A Agência Brasil ligou para todos os telefones que constam no site do hotel, inclusive para o serviço de reservas, que fica no Rio de Janeiro, mas não conseguiu falar com nenhum funcionário. No hotel, uma pessoa que disse fazer parte do grupo de índios atendeu ao telefone. Informou que há pelo menos 30 manifestantes no local, que, segundo ele, estava vazio quando o grupo chegou.

“Havia só um vigia, mas ele foi embora assim que chegamos”, disse o homem, que se identificou como Ivo. Perguntado sobre sua etnia, ele não soube responder e pediu que a reportagem voltasse a ligar amanhã (9), quando o cacique Valdenilson Oliveira, que, de acordo com ele, está à frente do movimento, voltará ao hotel.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)