Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/11/2009 13:23

Índios mantêm protesto em frente à Funai em Dourados

Campo Grande News/ Helio de Freitas, de Dourados

Há 22 dias, um grupo de pelo menos cem índios guarani-kaiowá está acampado na Praça do Cinquentenário, em frente à sede regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados. Eles estão em barracas de lona montadas na praça, que fica na Avenida Marcelino Pires, no bairro Cabeceira Alegre.

Os índios acamparam no local para exigir da presidência da Funai a demissão da coordenadora regional, Margarida Nicoletti. A pressão, no entanto, ainda não surtiu efeito e Margarida continua no cargo, embora tenha deixado de ir ao local desde o dia 9 deste mês, por medida de segurança.

Nesta semana, os índios chegaram a anunciar que teriam sido informados pelo vereador douradense Dirceu Longhi (PT) que Margarida seria exonerada nos próximos dias. A garantia teria sido dada pelo presidente da Funai, Márcio Meira, ao deputado federal Vander Loubet (PT). Entretanto, tanto a assessoria da Funai quanto a de Loubet negaram a informação.

Embora enfrente protesto de algumas lideranças, Margarida conta com apoio de boa parte da comunidade indígena do cone sul. Ontem, professores índios que participam de uma Aty Guaçu (grande reunião) em Paranhos, divulgaram uma carta manifestando apoio à permanência dela no cargo. Os índios consideram a manutenção de Margarida na chefia regional como fundamental para o andamento das vistorias de novas áreas indígenas, cujo levantamento antropológico vem sendo feito por grupos de trabalho criados pela Funai.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)