Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/03/2005 09:02

Índios : Funasa realiza mutirão em MS

ABr

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu continuidade neste domingo (13) à capacitação de conselheiros de saúde indígena da área de Dourados. A capacitação ocorre na escola Tengatuí Marangatu, na aldeia Bororó. No sábado (12), na aldeia de Tey Kue, em Caarapó (264 km a sudoeste de Campo Grande), ao Mutirão de Saúde Indígena que vem sendo organizado nas duas últimas semanas como forma de prevenir novas mortes relacionadas à desnutrição entre crianças guarani e kaiowá da região sul de Mato Grosso do Sul.

Com esta, já chegam a 15 as áreas indígenas visitadas na região pelas equipes da Funasa reforçadas pela chegada de profissionais de São Paulo e Brasília. Com essas visitas, a Funasa diz que já conseguiu diminuir o número de internações de crianças indígenas na região de 12 para 3 por semana.

Desde o inicio do ano aconteceram pelo menos 10 mortes de crianças menores de 1 ano após internações hospitalares relacionadas à desnutrição. Os números exatos ainda estão sendo avaliados pela Funasa, porque há várias imprecisões nos atestados de óbito.

Ontem, em Tey Kue, as equipes da Funasa formadas por médicos, nutricionistas e enfermeiros examinaram cerca de 500 crianças guarani e kaiowá. Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos na operação, entre eles os agentes comunitários de saúde, todos indígenas – são 9 em Caarapó e 162 em todo o estado, segundo a Funasa.

Os profissionais avaliam o peso da criança e relacionam a medida com a altura dela. É o primeiro passo para diagnosticar a desnutrição. A nutricionista Cynthia Naito explica que, além disso, é preciso fazer um acompanhamento ao longo de vários meses, para verificar o desenvolvimento da criança. "As que apresentam um índice indicativo de desnutrição moderada ou severa terão indicação para que os agentes de saúde façam um acompanhamento quinzenal ou semanal, a depender da gravidade do caso", afirma ela.

Ao fim do dia, a Funasa ainda não tinha os números consolidados de casos encontrados em Caarapó, mas, segundo Cynthia, havia "poucos casos graves"e "alguns moderados". Além da recomendação de acompanhamento dos casos mais graves, as equipes também entregaram às mães leite em pó e multimistura – um composto natural feito com partes dos alimentos que normalmente não são utilizadas, com altas doses nutricionais.

Segundo o chefe do pólo de saúde indígena em Caarapó, Adalberto Araujo Correia, a aldeia Tey Kue tem 4580 habitantes, das etnias Guarani Kaiowá e Guarani Nhandeva (autodenominados Kaiowá e Guarani, respectivamente). Entre 2003 e 2004, afirma Correia, a mortalidade infantil ali diminuiu de 34,18 para 33,19 casos por 1000 nascidos vivos. A Funasa diz que essa área de Caarapó tem o segundo melhor índice em toda a região guarani-kaiowá de MS. Só perde para a área de Antônio João, a 450 quilômetros da capital, Campo Grande.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)