Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios fazem acordo e desocupam Aracruz Celulose

Adriana Franzin - Agência Brasil - 08 de outubro de 2005 - 06:35

Os índios das tribos Tupinikim e Guarani desocuparam ontem (7) o complexo de três fábricas da empresa Aracruz Celulose, no município de Aracruz (ES). O protesto, que começou quinta (6) às 9 horas, só terminou às 15h30 de ontem (7) após acordo com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes.

A Funai se comprometeu a fazer uma proposta de ampliação da reserva indígena – 7 mil hectares homologados na aldeia Macacos –, junto com a Advocacia Geral da União e a Procuradoria-Geral da República. A proposta prevê ampliação da área em mais 11 mil hectares, já reconhecidos como de origem indígena pela Funai. O deputado Cláudio Vereza (PT-ES) explicou que "todos os que têm que defender a portaria de ampliação vão avaliar as hipóteses, possibilidades, acrescentar novos dados e, a partir daí, apresentar uma proposta".

Em nota divulgada quinta (6), os índios afirmam que a multinacional Aracruz Celulose ocupa há 35 anos o território da aldeia Macacos e responsabilizaram a empresa "pelos principais problemas que vivemos durante todos esses anos".

Segundo o cacique tupinikim Paulo Henrique Vicente Oliveira, será formada uma comissão para ir a Brasília nos próximos 15 dias e "saber dos riscos e possibilidades da defesa, no caso de uma contestação à proposta", que será apresentada ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

SIGA-NOS NO Google News