Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios fazem acordo com Governo e Energética e deixam Usina

24 Horas News e Top News - 12 de junho de 2011 - 06:57

Os índios Arara e Cinta Larga desocuparam as instalações da Usina Hidrelétrica Dardanelos de 261 megawatts, localizada no Rio Aripuanã, no estado do Mato Grosso. Um acordo firmado com o Governo, e a Energética Águas de Pedra favoreceu para retirada da usina, A invasão aconteceu na ultima quarta-feira, dia 8, onde os lideres indígenas reivindicavam seus direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra.

Os índois cobravam reivindicações feitas há a quase um ano e nunca atendidas pela Energéticas Águas da Pedra e Governo. Segundo o líder dos Araras, Amazonildo Arara, cada etnia criará uma comissão de 10 índios para representá-los na reunião com o governo em Brasília, mas data ainda não foi definida. “O protesto foi pacifico e nada destruímos, simplesmente queremos que exerça os nossos diretos... Esperamos um entendimento entre ambas as parte, nosso povo anseia pelos recursos reivindicados”, frisou Amazonildo.

A Empresa Energética Águas da Pedra (EAPSA), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Dardanelos, informa que, após decisão liminar da Justiça Federal em Cuiabá, que concedeu a reintegração total de posse da usina, as etnias indígenas Arara e Cinta Larga fecharam acordo com a empresa, com o governo do Estado, com o Município de Aripuanã e com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para se retirarem das imediações na usina.

O acordo prevê a realização de novas reuniões na Funai, em Brasília, e a criação de uma comissão para acompanhamento do cumprimento das obrigações assumidas pelas partes no Termo de Compromisso celebrado em julho do ano passado com as etnias.

SIGA-NOS NO Google News