Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/06/2011 06:57

Índios fazem acordo com Governo e Energética e deixam Usina

24 Horas News e Top News

Os índios Arara e Cinta Larga desocuparam as instalações da Usina Hidrelétrica Dardanelos de 261 megawatts, localizada no Rio Aripuanã, no estado do Mato Grosso. Um acordo firmado com o Governo, e a Energética Águas de Pedra favoreceu para retirada da usina, A invasão aconteceu na ultima quarta-feira, dia 8, onde os lideres indígenas reivindicavam seus direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra.

Os índois cobravam reivindicações feitas há a quase um ano e nunca atendidas pela Energéticas Águas da Pedra e Governo. Segundo o líder dos Araras, Amazonildo Arara, cada etnia criará uma comissão de 10 índios para representá-los na reunião com o governo em Brasília, mas data ainda não foi definida. “O protesto foi pacifico e nada destruímos, simplesmente queremos que exerça os nossos diretos... Esperamos um entendimento entre ambas as parte, nosso povo anseia pelos recursos reivindicados”, frisou Amazonildo.

A Empresa Energética Águas da Pedra (EAPSA), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Dardanelos, informa que, após decisão liminar da Justiça Federal em Cuiabá, que concedeu a reintegração total de posse da usina, as etnias indígenas Arara e Cinta Larga fecharam acordo com a empresa, com o governo do Estado, com o Município de Aripuanã e com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para se retirarem das imediações na usina.

O acordo prevê a realização de novas reuniões na Funai, em Brasília, e a criação de uma comissão para acompanhamento do cumprimento das obrigações assumidas pelas partes no Termo de Compromisso celebrado em julho do ano passado com as etnias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)