Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios de MS vão receber alimentos do Governo Federal

Alessandra Bastos/ABr - 18 de julho de 2005 - 09:33

Duas mil e quinhentas pessoas de comunidades indígenas em situação de desnutrição no Mato Grosso do Sul vão receber 87 toneladas de alimentos do estoque do programa Fome Zero. Os produtos serão encaminhados ao estado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outras 1.600 cestas básicas também vão ser entregues pela Conab. Os beneficiários são famílias castigadas pela seca no Ceará.

Segundo o secretário de Agricultura do Ceará, Carlos Matos, a maior parte da safra agrícola já está perdida. Dos 184 municípios do estado, apenas oito não tiveram perda; 85 perderam mais de 60% da produção e o restante, entre 30% e 50%. Sem dinheiro para saldar dívidas, para comprar alimentos e sem água potável, os agricultores dependem agora da ajuda do governo federal.

Já no Mato Grosso do Sul, de acordo com a Conab, o objetivo é que as doações emergenciais sejam, aos poucos, substituídas por ações estruturantes. Para isso, o governo quer desenvolver, junto às comunidades indígenas de Dourados (MS) o projeto Quintais de Subsistência e a Horta Familiar. Por meio do projeto, as comunidades devem aprender a cultivar hortas e pomares, plantando arroz, amendoim e mandioca, além de árvores frutíferas. A idéia é que o trabalho seja feito também nas escolas.

A distribuição dos alimentos às comunidades indígenas do Mato Grossodo Sul e aos flagelados da seca começou neste fim semana, com a colaboração da Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Defesa Civil. Somente em 2005 os índios sul-mato-grossenses receberam da Conab 190 toneladas de produtos alimentícios. No total, a Companhia já distribuiu este ano no país cerca de 14 mil toneladas de mercadorias a comunidades em estado de insegurança alimentar (acampados, quilombolas, indígenas e vítimas de secas e enchentes).

Com informações da Conab

SIGA-NOS NO Google News