Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indígenas pedem criação de coordenadoria em MS

Cristiane Gutierrez / Campo Grande News - 01 de fevereiro de 2005 - 16:39

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul reunidos hoje no auditório da Governadoria, em Campo Grande, pediram a criação de uma coordenadoria com políticas específicas para os indígenas do Estado. A reivindicação será encaminhada ao governador Zeca do PT, de acordo com informações da Agência Popular.
O índios estiveram reunidos com o secretário de Estado de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques.
Na ocasião, o membro do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Elizur Gabriel, terena da aldeia Buriti, em Sidrolândia destacou atuação da União e do Estado no setor indígena, que “levantou a auto-estima da nossa comunidade. Hoje temos nossa estima levantada”.
Elizur enumerou ainda três principais problemas enfrentados pelos índios sul-mato-grossenses: terra, saúde e educação. Segundo o terena, no município há 18 mil hectares de terras indígenas que ainda não foram demarcados.
Já a índia guarani Maria Regina, da aldeia Jaguapiru, em Dourados, disse que todas as aldeias indígenas do Estado tem seus problemas e reafirmou o que vem sendo dito há semana pelo prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), de que, do município há apenas uma criança indígena em tratamento no Centro de Recuperação Nutricional da Missão Evangélica, na aldeia Jaguapiru. Ela não concorda com a forma pela qual foi mostrado a desnutrição indígena. “Não é bom o que está aparecendo [na imprensa]”.
A falta de terra também foi apontada por Regina com o principal problema dos índios na reserva de Dourados, onde vivem 11.050 guarani, caiuá e terena em 3,6 mil hectares. “A terra é nossa mãe”, definiu.

SIGA-NOS NO Google News