Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indígena ainda com bala alojada embarca em avião para Brasília

Zemil Rocha e Evelyn de Souza, Campo Grande News - 19 de junho de 2013 - 03:35

Até empilhadeira foi usada para elevar a maca e colocar o índio no avião (Foto: João Garrigó)
Até empilhadeira foi usada para elevar a maca e colocar o índio no avião (Foto: João Garrigó)

O índio terena Joziel Gabriel, de 34 anos, foi transferido no começo desta noite da Santa Casa de Campo Grande e já está a caminho do hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. O embarque aconteceu por volta de 19h00. Josiel foi ferido a tiro no dia 4 de junho na Fazenda São Sebastião, em Sidrolândia. A bala está alojada na coluna do terena e atingiu a sétima vértebra cervical e pode ficar paraplégico.

A ambulância saiu da Santa Casa e chegou na Base Aérea de Campo Grande por volta de 18h10. Vinte minutos depois, a maca em que estava o indígena foi colocado dentro de um avião da Força Aérea Brasileira, que veio de Brasília especialmente para fazer a transferência. O vôo até Brasília deve demorar uma hora.

Na ambulância chegou Josiel e o outro indígena que estava segurando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foi necessária uma empilhadeira para os bombeiros colocaram a maca com o corpo no avião. Os familiares não autorizaram a imprensa a fazer filmagens ou tirar fotos próximo da aeronave, um Legancy de transporte de passageiros “vip”, que foi adaptado. Fotos só puderam ser feitas de longe.

O avião Legancy pertence ao VC 99 do Grupo de Transporte Especial, da Força Aérea Brasileira, sediado em Brasília. “Foi instalado dentro do avião uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e dessa forma foi configurado como UTI aéreo”, informou o Capitão Garcez, da Força Aérea. “Para montar a UTI temos que tirar todos os bancos. Demora quatro horas para ser montada”, acrescentou.

O transporte estava programado para anteontem, mas foi suspenso porque o avião que estava à disposição dos médicos não possuía oxigênio.

SIGA-NOS NO Google News