Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/11/2008 07:00

Índice de massa corporal não deve ser usado para todos

Agência Notisa

Muito destaque tem sido dado na mídia leiga em geral para o índice de massa corporal (IMC) e sua relação com a obesidade e as complicações que dela podem advir. Existem sites, inclusive, que oferecem fórmulas para se tirar a medida do IMC. Entretanto, um artigo que aguarda para ser publicado na versão impressa da Revista de Saúde Pública informa que o índice de massa corporal (IMC) não foi um bom indicador para predizer alterações da glicemia e dos lipídios em adolescentes de escolas estaduais da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, comparado com as referências existentes na pesquisa internacional.



Ana Carolina Vieira e colegas da Uerj, da UFRJ e da UFF analisaram 577 adolescentes entre 12 e 19 anos (210 meninos e 367 meninas) em 2003 para determinar em quais medidas de IMC haveria alterações no perfil de lipídios e da glicemia dos jovens. “As alterações metabólicas de maior prevalência (>50%) foram: colesterol total elevado e HDL-C baixa. O IMC foi capaz de predizer valores elevados de triglicérides nos meninos, LDL-C nas meninas e colesterol total e presença de três ou mais alterações metabólicas em ambos os sexos”, dizem no texto.



Todavia, de acordo com autores, houve baixa sensibilidade e baixa especificidade para esses valores, sendo que “os melhores pontos de corte na amostra estudada (20,3 kg/m² a 21,0 kg/m²) foram inferiores aos propostos pelas outras referências” – quatro referências internacionais utilizadas. “Embora valores de IMC menores do que os das referências internacionais tenham sido preditores de algumas alterações metabólicas em adolescentes brasileiros, o IMC não foi um bom índice para identificar estas anormalidades na amostra estudada”, concluem.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)