Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/11/2008 07:00

Índice de massa corporal não deve ser usado para todos

Agência Notisa

Muito destaque tem sido dado na mídia leiga em geral para o índice de massa corporal (IMC) e sua relação com a obesidade e as complicações que dela podem advir. Existem sites, inclusive, que oferecem fórmulas para se tirar a medida do IMC. Entretanto, um artigo que aguarda para ser publicado na versão impressa da Revista de Saúde Pública informa que o índice de massa corporal (IMC) não foi um bom indicador para predizer alterações da glicemia e dos lipídios em adolescentes de escolas estaduais da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, comparado com as referências existentes na pesquisa internacional.



Ana Carolina Vieira e colegas da Uerj, da UFRJ e da UFF analisaram 577 adolescentes entre 12 e 19 anos (210 meninos e 367 meninas) em 2003 para determinar em quais medidas de IMC haveria alterações no perfil de lipídios e da glicemia dos jovens. “As alterações metabólicas de maior prevalência (>50%) foram: colesterol total elevado e HDL-C baixa. O IMC foi capaz de predizer valores elevados de triglicérides nos meninos, LDL-C nas meninas e colesterol total e presença de três ou mais alterações metabólicas em ambos os sexos”, dizem no texto.



Todavia, de acordo com autores, houve baixa sensibilidade e baixa especificidade para esses valores, sendo que “os melhores pontos de corte na amostra estudada (20,3 kg/m² a 21,0 kg/m²) foram inferiores aos propostos pelas outras referências” – quatro referências internacionais utilizadas. “Embora valores de IMC menores do que os das referências internacionais tenham sido preditores de algumas alterações metabólicas em adolescentes brasileiros, o IMC não foi um bom índice para identificar estas anormalidades na amostra estudada”, concluem.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)