Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/09/2005 09:07

Independência: Leia o texto escrito por D. Pedro I

Honrados Paulistanos: - O amor, que eu consagro ao Brazil em geral, e a vossa Província em particular, por ser aquella, que, perante Mim, e o Mundo inteiro, fez conhecer primeiro que todo o systema machiavelico, desorganisador, e faccioso das Cortes de Lisboa, Me obrigou a vir entre vós fazer consolidar a fraternal união e tranquillidade, que vacillava e era ameaçada por desorganisadores, que em breve conhecereis, fechada que seja a devassa, a que Mandei proceder. Quando Eu mais que contente estava junto de vós, chegão noticias, que de Lisboa os traidores da Nação, os infames Deputados pretendem fazer atacar ao Brazil, e tirar-lhe de seu seio o seu Defensor: Cumpre-me como tal tomar todas as medidas que Minha imaginação Me suggerir; e para que estas sejão tomadas com aquella madureza, que em taes crises se requer, sou obrigado para servir ao meu ídolo, o Brazil, a se separar-Me de vós,o que muito sinto, indo para o Rio ouvir Meus Conselheiros e Providenciar sobre negócios de tão alta monta. Eu vos asseguro que coisa nenhuma me poderia se mais sensível, do que o golpe que a Minha Alma soffre, separando-me de Meus amigos Paulistanos. A quem o Brazil, e Eu devemos os bens, que gozamos, e esperamos gozar de uma Constituição liberal e judiciosa. Agora, Paulistanos, só vos resta conservardes união entre vós, não só por ser esse o dever de todos os bons Brazileiros, mas tambem porque a nossa Patria está ameaçada de soffrer uma guerra, que não só nos há de ser feita pelas Tropas, que de Portugal forem mandadas, mas igualmente pelos servis partidistas, e vis emissarios, que, entre Nós, existem, atraiçoando-Nos.

Quando as autoridades vos não administrarem aquella Justiça imparcial que della deve ser inseparavel, representai-Me, que Eu Providenciarei. A Divisa do Brazil deve ser - IDEPENDÊNCIA ou Morte.- Sabei que, quando Trato da Causa Publica, não tenho amigos e validos em occasião alguma.

Existi tranquillos: acautelai-vos dos facciosos sectarios das Cortes de Lisboa; e contai em toda a occasião com o vosso Defensor Perpetuo.

Paço, em 8 de Setembro de 1822.

PRINCIPE REGENTE.

Fonte: Publicação Oficial de Doumentos Interessantes para A História e Costumes de S. Paulo, Archivo do Estado de S. Paulo

Veja São Paulo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)