Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indefinidas regras para uso de capacete

03 de janeiro de 2008 - 06:02

Hoje (3), após uma reunião entre os representantes do Detran/MS (Departamento Estadual de Transito), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande) e Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito) será definido se haverá aplicação repressiva ou campanha educativa sobre as novas regras de trânsito aos motociclistas em Mato Grosso do Sul.

Entrou em vigor ontem em todo o Brasil o uso obrigatório de adesivo refletivo e o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) nos capacetes de condutores de motocicletas. E também a proibição de película nas viseiras ou a utilização de viseiras escuras durante a noite.

Em Mato Grosso do Sul, são 171.258 motociclistas, sendo 63.930 só em Campo Grande. De acordo com o Detran, de janeiro a novembro de 2007, no Estado, houve 370 acidentes sem vítimas envolvendo motocicletas, 3.822 com vitimas, das quais 33 morreram.

Em Campo Grande estava previsto dois pontos de fiscalização para o período da tarde, mas já foi descartado pelo sub-comandante do Ciptran, Edgar Almada. “Para hoje não haverá aplicação da nova lei, estamos estudando se haverá uma campanha educativa antes da repressiva”, conta.

A punição para quem utilizar capacete sem adesivo refletivo ou selo do Inmetro a previsão é de multa no valor de R$ 127,69, além da perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Quem for flagrado sem capacete terá a habilitação suspensa e pagará multa de R$ 191,54.


Midiamax

SIGA-NOS NO Google News