Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Incra publica editais de concurso no Diário Oficial

Michèlle Canes/ABr - 15 de outubro de 2005 - 08:41

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou no Diário Oficial da União de ontem (14) os dois editais para o seu segundo concurso na nova gestão. De acordo com o superintendente nacional de Gestão Administrativa do órgão, Marcelo Cardona, a contratação de novos servidores faz parte de uma estratégia de fortalecimento do Incra.

Segundo Cardona, na década de 80 o quadro estava com 10 mil servidores. "O Incra já chegou a contar com cerca de 10 mil servidores. Agora no exercício de 2004, nós contávamos com quase 5 mil servidores. O concurso realizado em 2004 acrescentou cerca de 480 funcionários e com esse concurso de 2005, em torno de 1.300 novos servidores serão recrutados. Hoje contamos com 5.400", disse.

O superintendente afirmou que a defasagem se deve ao grande número de aposentadorias e também ao remanejamento de funcionários para outros órgãos. Ele contou que agora a cessão de funcionários fica restrita a pedidos considerados irrecusáveis, como da Presidência da República, Vice-Presidência e tribunais superiores. Assim, os 480 funcionários recrutados no concurso público passado e os 1.300 deste ano serão mantidos no quadro do Incra.

Cardona informou que em 2003, quando a nova gestão começou, o quadro se encontrava em estado de extrema carência de pessoal e defasagem tecnológica. Ele disse também que o acréscimo de servidores será importante para que a missão do Incra possa ser cumprida. "A partir desse diagnóstico, dessa constatação, temos feitos alguns movimentos graduais, sistemáticos e direcionados para o fortalecimento da instituição. Estamos comprando diversos veículos, equipamentos, GPS (aparelhos para localização via satélite) e outros itens necessários para o cumprimento da nossa missão, especialmente das metas estabelecidas no 2º Plano Nacional de Reforma Agrária. É um acréscimo importante e significativo e que traduz os compromissos do governo Lula em atingir os objetivos da reforma agrária", acrescentou.

Os cargos estão divididos em dois editais. O primeiro exige qualquer formação de nível superior ou apenas a conclusão do ensino médi. O segundo exige habilitações específicas. "No segundo edital, o de número 7, exigimos habilitações específicas que são engenharia civil, engenharia florestal, engenharia de agrimensura e cartografia, análise de sistemas, jornalismo e arquitetura". Os salários variam de R$ 1.410 a R$ 3.256 iniciais.

SIGA-NOS NO Google News