Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2005 16:05

Incra promete assentar mais 6 mil famílias em MS

Graciliano Rocha e Marina Miranda/Campo Grande News

O governo federal prometeu assentar mais 6 mil famílias de trabalhadores rurais sem-terra até o final do ano em Mato Grosso do Sul, completando a meta de assentamento firmada para este ano, que é de 9,1 mil famílias no Estado.

A promessa foi feira por representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do MDA (Ministério do Desenvolimento Agrário) às lideranças de movimentos de luta pela reforma agrária que hoje bloquearam 13 trechos de oito rodovias em protesto contra a morosidade do governo nos assentamentos. Os protestos foram suspensos depois da reunião.

O superintendente de Desenvolvimento Agrário do MDA, César José de Oliveira, foi o emissário do ministro Miguel Rossetto para negociar com os sem-terra. Oliveira afirmou que o programa de assentamentos “não tem problema de verba” e disse que a meta será cumprida em Mato Grosso do Sul.

Para cumprir a promessa, o Incra precisa redobrar esforços administrativos em MS. De janeiro até novembro, foram assentadas apenas 3150 famílias das 9,1 mil estabelecidas na meta. Ao todo, o orçamento para compra de terras e assentamento em MS é de R$ 500 milhões, segundo disse o superintendente estadual do Incra, Luiz Carlos Bonelli.

Oliveira disse que o Ministério vai acelerar os processos para a liberação de 10 novas áreas, mas ele não especificou que áreas são essas. Cinco delas estariam na chamada faixa de fronteira e os trâmites estariam sendo retardados por causa de dúvidas sobre a legitimidade dos documentos apresentados pelos atuais proprietários.

As áreas da faixa de fronteira seriam as mais acessíveis para o assentamento por desapropriação (sem o pagamento pelo valor da terra), uma vez que a ocupação de muitas terras acontece fundamentada em títulos irregulares obtidos por fazendeiros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)