Cassilândia, Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

23/08/2019 11:00

Inclua subidas e descidas nos seus treinos

Sua Corrida

Para quem gosta de correr, a busca pela evolução é o objetivo de cada dia. Seja para aumentar a distância ou melhorar o tempo, algumas técnicas podem promover uma aprimoramento significativo na corrida. O treino em subidas e descidas – um dos métodos utilizados por educadores físicos – é importante para adaptar o esportista às diversas inclinações que podem surgir durante o percurso de uma prova.

As variações de altimetria em um treino proporcionam diversos pontos positivos ao corredor, dependendo, claro, do objetivo. Normalmente, os especialistas utilizam o treino para estimular a produção de força e a resistência muscular, entre outros benefícios. “A técnica visa melhorar a condição física dos membros inferiores, aprimorando o sistema cardiorrespiratório e coordenação do gesto técnico da corrida nas inclinações”, conta o treinador da Lobo Assessoria Esportiva, André Cezarino de Lima

Outro ponto muito importante deste treinamento é a melhora da parte psicológica do esportista para as competições. O preparo adequado irá deixar o atleta pronto para enfrentar variações de inclinações durante a corrida – sem que haja a perda de rendimento e surpresas negativas.

Hora de subir
Durante o treinamento, a passada se torna mais curta e o antepé (parte de cima dos pés, depois dos dedos) é bastante exigido. A panturrilha e o tendão calcâneo ficam tensionados, com função de manter a planta do pé flexionada e propiciar eficiência e potência na subida. “Há de se observar que o aumento da inclinação dos pés relaciona-se diretamente com energia sobre esta estrutura, que suportará o peso do corpo, garantindo maior tensão para produção de força”, explica o professor.

 

Ainda, de acordo com o treinador, os músculos flexores do quadril são também bastante exigidos e fundamentais para trazer estabilidade na subida. São importantes para a flexibilidade durante a mudança de altimetria da corrida.

Atenção com a descida
Neste momento, a preocupação se direciona para as articulações, que estarão expostas aos impactos das passadas, já que o peso do corpo se concentrará, principalmente, nos joelhos. Desta forma, é importante dar passadas mais largas, juntamente com um rápido contato da planta do pé com o solo, aproveitando ao máximo o movimento da musculatura das pernas. “Esta ação promoverá o amortecimento da carga durante a descida, imposta pela gravidade do peso corporal do atleta”, destaca Lima.

Cuidado com contusões
Para incluir subidas e descidas nos treinos, procure um especialista que possa indicar e orientar a carga e a dinâmica de corrida de acordo com o seu organismo e objetivo. Evite lesões e outros problemas mais sérios que possam interromper a regularidade de atividade física.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Setembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Segunda, 16 de Setembro de 2019
Domingo, 15 de Setembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)