Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/01/2004 08:48

Incitar menor a cometer crime pode agravar pena

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação está analisando um projeto (PL 967/03) aprovado pelo Senado que amplia em 1/3 a pena para quem incitar participação de menor de 18 anos em ações criminosas.
O deputado Inaldo Leitão (PL-PB), relator da matéria na comissão, sugere que os parlamentares votem contra o projeto. Ele explica que, com as normas existentes, já é possível punir mais severamente o réu que se vale da inimputabilidade do menor para praticar crimes.
O relator explica que no Brasil é usado o sistema trifásico de aplicação da pena, segundo o qual primeiramente, o juiz apreciará as circunstâncias judiciais; a seguir, passará ao exame das circunstâncias legais (aí incluídas as agravantes e atenuantes); e finalmente, verificará a existência de majorantes ou minorantes, também denominadas causas de aumento e diminuição de pena. "A obrigatória obediência ao sistema trifásico decorre do comando constitucional que impõe a individualização da pena (artigo 5º da Constituição)", explica o deputado.
Entre as agravantes, encontra-se a previsão de que a pena será aumentada quando o agente instigar alguém não-punível (menor de idade, por exemplo) a cometer o crime. Desta forma, Inaldo Leitão conclui que não há necessidade da alteração proposta e sugere a rejeição do projeto. O parecer ainda precisa ser votado pela comissão.



Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Patricia Roedel


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)