Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/12/2010 16:44

Incidência de casos de pedra nos rins aumenta cerca de 30% no verão, alertam médicos

Marli Moreira, Agência Brasil

São Paulo - A incidência de casos de pedra nos rins que podem provocar infecções, dores e até levar as pessoas a necessitar de cirurgias aumenta cerca de 30% no verão. Esses problemas, entretanto, podem ser evitados com pequenos cuidados como beber mais água e ter uma dieta com menos consumo de proteína e sal .



O alerta foi lançado pela equipe médica do Centro de Referência em Saúde do Homem, ligado ao Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo. Segundo o chefe do Serviço de Urologia do centro, Joaquim Claro, há uma constatação mundial de que, no período do verão, crescem os atendimentos de pacientes com cólica renal.



Durante o verão, assinala ele, ocorrem os casos de desidratação por perda de água pela transpiração. “A quantidade de líquido que acaba sendo filtrada pelos rins é menor. Com isso, a urina fica mais concentrada e há precipitação de cristais que se solidificam surgindo os cálculos renais.”



O médico adverte ainda que o cálculo renal também é consequência do tipo de dieta escolhida. “Estamos falando do verão, época em que sempre há os churrascos e as pessoas devem ter maior parcimônia na ingestão de carnes e sal.”



De acordo com o urologista, o popular chá de quebra-pedra não passa de um mito e apelo emocional”, pois o que resolve é o volume de líquido. Ele informou que o padrão internacional indica que, em média, 20% da população acabam sofrendo com problemas de cálculo renal.



Por meio de nota, o urologista Fábio Vicentini, também do Centro de Referência em Saúde do Homem, informou que em 80% dos casos as pedras são expelidas naturalmente. Quando isso não ocorre, as pessoas podem sentir dor e até sofrer um processo infeccioso, necessitando de tratamento a base de remédios ou cirurgia.




Edição: João Carlos Rodrigues


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)