Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/06/2015 19:18

Incidência de ataque cardíaco é maior no inverno

Portal Educação Física

Com o início do inverno, a mortalidade por doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, pode ter um aumento de até 25%, de acordo com dados da American Heart Association (Associação Americana do Coração).

“Em todas as regiões, quando avaliamos as taxas de ataque cardíaco, ela é maior no inverno”, revela o coordenador do Serviço de Angiotomografia Cardíaca da Quanta Diagnóstico e Terapia, Dr. Rodrigo Cerci. “O inverno aumenta as chances de desencadear problemas cardíacos, pois, nesta época do ano, nosso coração trabalha em um ritmo mais acelerado e quem tem propensão precisa se cuidar”, explica o cardiologista.

Segundo o médico, fatores climáticos, como a neve e até a poluição, podem precipitar um infarto do miocárdio. “Por exemplo, no hemisfério norte, onde o inverno normalmente tem muita neve, as pessoas precisam fazer um esforço físico maior para limpar as calçadas, carros ou caminhar e isso acaba sobrecarregando o coração, que trabalha mais.

Também é possível observar a diminuição da prática de exercícios físicos e o aumento na ingestão de alimentos”, explica. Já no Brasil, Dr. Rodrigo Cerci comenta que, segundo um estudo no Instituto do Coração de São Paulo (Incor), a poluição no inverno aumenta 30% e se torna um dos fatores para o aparecimento de doenças cardiovasculares. “A poluição causa problemas respiratórios, o que deixa os pacientes estressados e essa condição de estresse leva ao ataque cardíaco”, ressalta.

Para o Dr. Rodrigo Cerci, pacientes que já fazem atividades físicas não devem deixar de praticá-las nas baixas temperaturas. “Quem já está acostumado a caminhar ou correr ao ar livre, não deve parar só porque está frio. O corpo já está acostumado com as mudanças climáticas e o exercício vai ajudar a não desenvolver doenças cardíacas”, explica e alerta: “Para quem deseja iniciar uma atividade, essa época não é a melhor. Procure um cardiologista, comece o exercício com supervisão e em ambientes internos, quentes. Com o tempo, o médico irá liberar para a prática ao ar livre.”

O cardiologista salienta que exames cardíacos devem ser feitos em qualquer época do ano e podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares no inverno. “Quando já existem fatores de risco, como obesidade, diabetes ou a pessoa é fumante, é aconselhado que sejam realizados exames para observar se existe algum problema com o coração”, afirma. De acordo com ele, o médico responsável direcionará para o exame que melhor se encaixa em cada caso.

“Normalmente os pacientes são submetidos à tomografia coronária, cintilografia miocárdica, escore de cálcio ou teste de esteira”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)