Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Incêndios levam governo a decretar estado de calamidade em MS

Fogo consome Pantanal e chegou até Parque Estadual das Nascentes do Taquari

Por Tainá Jara e Bruna Marques, Campo Grande News - 13 de setembro de 2020 - 17:53

Incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Na tentativa de viabilizar mais recursos para o combate aos incêndios no Pantanal e no cerrado, o governo do Estado vai decretar situação de calamidade pública em Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na tarde deste domingo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande com a presença do secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o governo do Estado anunciou que irá decretar estado de calamidade pública em Mato Grosso do Sul, devido aos incêndios

No final de julho, situação de emergência foi decreta para atender os municípios de Ladário e Corumbá, onde se concentravam as áreas de incêndio no Pantanal. Recurso de R$ 500 mil foi destinado, desde o dia 2 de setembro, para as ações na região e são aplicados na compra de alimentos para as equipes que trabalham no combate às chamas e também na combustível para abastecer aeronaves e veículos.

Com o avanço do fogo para outros municípios, áreas como do Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, foram atingidas nesta semana. A unidade de conservação é a primeira do estado e guarda sítios arqueológicos de 11 mil anos.

Incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
De acordo com o secretário de Defesa Civil, é necessário que o decreto seja feito o mais rápido possível, assim como a elaboração dos planos de trabalho para que mais recursos possam ser disponibilizados. “Se precisar alugar aeronaves vamos alugar. Ônibus, trazer gente de fora vamos fazer o impossível pra resolver esse problema”, afirmou.

O secretário estadual de Agricultura e Meio Ambiente, Jaime Verruck, lembrou que o Pantanal enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. “A situação, em termo de biomassa, do que temos para queimar no nosso estado, é extremamente crítica”, ressaltou.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre ontem e hoje, houve 4533 mil focos de incêndio em Mato Grosso do Sul. Mais de 30% deles se concentravam na cidade de Corumbá e 20% em Alcinópolis, onde está o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, primeira unidade de conservação criada no Estado. -

SIGA-NOS NO Google News