Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

Últimas Notícias

29/06/2018 09:20

Incêndios florestais serão mais intensos que em 2017

Correio do Estado

 

A ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul vai ser maior que em anos anteriores. A previsão é do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O programa calcula que a região pantaneira será a mais atingida, principalmente porque neste ano, a cheia dos rios registrada nessa região foi maior que no ano passado.

“Nós tivemos um começo do ano com o Pantanal bastante cheio e isso faz com que as plantas cresçam. Com o inverno quente e seco, elas devem secar rapidamente, o que cria um ambiente propício aos incêndios florestais”, explica Alexandre de Matos Martins Pereira, coordenador estadual do Prevfogo.

Iniciada de forma intensa em janeiro, com a rápida subida das águas do Rio Paraguai na região de Cáceres (MT) e de afluentes, como o Cuiabá e São Lourenço, as inundações no Pantanal em Mato Grosso do Sul, ganharam força com as chuvas, que foram acima da média histórica este ano e provocaram cheia antecipada.
Conforme Pereira, com o fenômeno da cheia, aliado ao inverno anormal, o período mais crítico de queimadas será entre agosto e setembro, quando as chuvas estarão ainda mais escassas, o mato alto e o solo proprício a incêndios.

“Esse ano o fogo vai começar um pouco mais tarde. Por isso nós vamos iniciar no dia 1º de julho um trabalho de conscientização com os proprietários rurais que têm necessidade de usar o fogo para preparação do solo, para que façam o uso agora, no mês de julho, que já vai estar com uma condição boa para usar o fogo, mas ainda oferece condições de controle. Utilizando o fogo nessa época do ano, é possível evitar que esse combustível se acumule para meados de agosto, que é o periodo mais crítico”, alerta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Terça, 17 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 16 de Julho de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)