Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Incêndios florestais serão mais intensos que em 2017

Correio do Estado - 29 de junho de 2018 - 09:20

A ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul vai ser maior que em anos anteriores. A previsão é do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O programa calcula que a região pantaneira será a mais atingida, principalmente porque neste ano, a cheia dos rios registrada nessa região foi maior que no ano passado.

“Nós tivemos um começo do ano com o Pantanal bastante cheio e isso faz com que as plantas cresçam. Com o inverno quente e seco, elas devem secar rapidamente, o que cria um ambiente propício aos incêndios florestais”, explica Alexandre de Matos Martins Pereira, coordenador estadual do Prevfogo.

Iniciada de forma intensa em janeiro, com a rápida subida das águas do Rio Paraguai na região de Cáceres (MT) e de afluentes, como o Cuiabá e São Lourenço, as inundações no Pantanal em Mato Grosso do Sul, ganharam força com as chuvas, que foram acima da média histórica este ano e provocaram cheia antecipada.
Conforme Pereira, com o fenômeno da cheia, aliado ao inverno anormal, o período mais crítico de queimadas será entre agosto e setembro, quando as chuvas estarão ainda mais escassas, o mato alto e o solo proprício a incêndios.

“Esse ano o fogo vai começar um pouco mais tarde. Por isso nós vamos iniciar no dia 1º de julho um trabalho de conscientização com os proprietários rurais que têm necessidade de usar o fogo para preparação do solo, para que façam o uso agora, no mês de julho, que já vai estar com uma condição boa para usar o fogo, mas ainda oferece condições de controle. Utilizando o fogo nessa época do ano, é possível evitar que esse combustível se acumule para meados de agosto, que é o periodo mais crítico”, alerta.

SIGA-NOS NO Google News