Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/05/2014 15:39

Incêndio expõe deficiência de cidade que não tem delegado nem bombeiros

Campo Grande News

Além de matar seis pessoas provavelmente da mesma família, o incêndio na conveniência Central Bebidas em Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, expôs a fragilidade da cidade que faz fronteira com o Paraguai. Cerca de 14,5 mil habitantes da região não contam com apoio do Corpo de Bombeiros e de um delegado de Polícia Civil.

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Jorge Razanauskas, a cidade está há quase 15 dias sem delegado de polícia porque o servidor que foi nomeado para ocupar a vaga pediu demissão um dia depois de ser empossado.

“Ele pediu exoneração alegando motivos pessoais”, disse. A informação que o delegado-geral teve é que o empossado para a vaga de Coronel Sapucaia foi para o estado de Minas Gerais depois de saber que a namorada estava grávida.

Conforme portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 3 de abril, João Francisco Andrade de Lima Oliveira foi designado delegado titular de Coronel Sapucaia. No entanto, ele “tomou posse, foi para lá conhecer a cidade e pediu exoneração”, afirmou o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, ao Campo Grande News em entrevista anterior.

O fato gerou uma ação civil pública na Justiça contra o Governo do Estado. O MPE (Ministério Público Estadual). Na ação, os promotores Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Luiz Eduardo Sant’anna Pinheiro pedem liminar para que, no prazo de 15 dias, o governo assegure a designação de um delegado. Conforme a ação civil pública, a cidade não conta com delegado desde o início de 2013 e tem “esdrúxulo quadro de servidores”.

Como não bastasse o fato de estar sem delegado, a cidade ainda não conta com apoio do Corpo de Bombeiros. O incêndio de hoje, por exemplo, chegou a ser combatido por militares do país visinho, o Paraguai.

Quem socorre a população de Coronel Sapucaia, como no caso de hoje, é o Corpo de Bombeiros e o delegado de Amambai, que fica a 360 quilômetros de Campo Grande e a 45 de Sapucaia.

Para o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, falta dignidade à cidade vizinha. “A situação da Polícia Civil está prejudicada. Por lá, tem um efetivo que precisa ser reforçado. Em relação ao Corpo de Bombeiros, é impossível fazer um atendimento com dignidade. São 45 quilômetros, quando tem alguma ocorrência lá não dá tempo de socorrer”, disse.

“Com essa distância, é impossível. Hoje, praticamente todo o efetivo de Amambai foi para Sapucaia, mas esse prazo para atendimento é maior e não pode ser feito a tempo”, emendou.

Tragédia - Um incêndio atingiu uma conveniência em Coronel Sapucaia, município localizado a 400 quilômetros de Campo Grande. Segundo a Polícia Militar na cidade, a informação é de que seis pessoas de uma mesma família morreram carbonizadas. As primeiras informações indicam que a polícia foi informada do fogo às 8h30 desta sexta-feira.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)