Cassilândia, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Últimas Notícias

02/05/2014 15:39

Incêndio expõe deficiência de cidade que não tem delegado nem bombeiros

Campo Grande News

Além de matar seis pessoas provavelmente da mesma família, o incêndio na conveniência Central Bebidas em Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, expôs a fragilidade da cidade que faz fronteira com o Paraguai. Cerca de 14,5 mil habitantes da região não contam com apoio do Corpo de Bombeiros e de um delegado de Polícia Civil.

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Jorge Razanauskas, a cidade está há quase 15 dias sem delegado de polícia porque o servidor que foi nomeado para ocupar a vaga pediu demissão um dia depois de ser empossado.

“Ele pediu exoneração alegando motivos pessoais”, disse. A informação que o delegado-geral teve é que o empossado para a vaga de Coronel Sapucaia foi para o estado de Minas Gerais depois de saber que a namorada estava grávida.

Conforme portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 3 de abril, João Francisco Andrade de Lima Oliveira foi designado delegado titular de Coronel Sapucaia. No entanto, ele “tomou posse, foi para lá conhecer a cidade e pediu exoneração”, afirmou o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, ao Campo Grande News em entrevista anterior.

O fato gerou uma ação civil pública na Justiça contra o Governo do Estado. O MPE (Ministério Público Estadual). Na ação, os promotores Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Luiz Eduardo Sant’anna Pinheiro pedem liminar para que, no prazo de 15 dias, o governo assegure a designação de um delegado. Conforme a ação civil pública, a cidade não conta com delegado desde o início de 2013 e tem “esdrúxulo quadro de servidores”.

Como não bastasse o fato de estar sem delegado, a cidade ainda não conta com apoio do Corpo de Bombeiros. O incêndio de hoje, por exemplo, chegou a ser combatido por militares do país visinho, o Paraguai.

Quem socorre a população de Coronel Sapucaia, como no caso de hoje, é o Corpo de Bombeiros e o delegado de Amambai, que fica a 360 quilômetros de Campo Grande e a 45 de Sapucaia.

Para o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, falta dignidade à cidade vizinha. “A situação da Polícia Civil está prejudicada. Por lá, tem um efetivo que precisa ser reforçado. Em relação ao Corpo de Bombeiros, é impossível fazer um atendimento com dignidade. São 45 quilômetros, quando tem alguma ocorrência lá não dá tempo de socorrer”, disse.

“Com essa distância, é impossível. Hoje, praticamente todo o efetivo de Amambai foi para Sapucaia, mas esse prazo para atendimento é maior e não pode ser feito a tempo”, emendou.

Tragédia - Um incêndio atingiu uma conveniência em Coronel Sapucaia, município localizado a 400 quilômetros de Campo Grande. Segundo a Polícia Militar na cidade, a informação é de que seis pessoas de uma mesma família morreram carbonizadas. As primeiras informações indicam que a polícia foi informada do fogo às 8h30 desta sexta-feira.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)