Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inca lança campanha interna de doação de medula óssea

Rosemery Amado / ABr - 18 de junho de 2004 - 15:40

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou oficialmente hoje a campanha interna de doação de medula óssea. A madrinha da campanha, a atriz Cissa Guimarães, e o diretor do instituto, José Gomes Temporão, foram os primeiros doadores a fazer o cadastramento no Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, seguidos pelos funcionários de várias unidades do Inca. O objetivo do instituto é organizar um movimento nacional junto a instituições públicas e privadas para conseguir doadores.

Temporão explicou que a doação de medula não causa mal à saúde e evita mortes. “A doação consiste na retirada de cerca de 10% dos ossos longos da bacia, como se fosse uma pulsão. Esse material se recupera no máximo em um mês, sem causar nenhum dano físico”, afirmou.
Ele disse que para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos e não ter adquirido doenças contagiosas. “O doador tem que gozar de boa saúde, não ter vida promíscua e nem ter adquirido alguma doença infecto-parasitária. Os interessados em participar da campanha podem ligar para o número 25 06 61 03 no Rio de Janeiro", acrescentou.

Atualmente, o cadastro brasileiro possui cerca de 60 mil doadores, número considerado insuficiente pelo diretor do Inca. Segundo ele, a probabilidade de se achar doador compatível é de 1 em 100 mil casos. De acordo com o Inca, sete mil novos casos de leucemia surgem a cada ano no Brasil. Quatrocentas pessoas aguardam transplante de medula no país.

SIGA-NOS NO Google News