Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inca debate prevenção ao câncer de mama

Irene Lôbo/ABr - 13 de novembro de 2003 - 14:22

O câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente por conta do diagnóstico tardio da doença. Alguns registros de hospitais brasileiros que atendem casos de câncer demonstram que 60% dos tumores de mama são diagnosticados nos estádios III e IV, os mais avançados, o que diminui as chances de cura.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, está debatendo hoje e amanhã (14) em Brasília o que pode ser feito para melhorar a prevenção da doença no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve atingir 42 mil pessoas até o final do ano e matar nove mil mulheres.

Para o presidente do Inca, José Carlos Temporão, empossado há exatos dois meses, “é importante não apenas avançar no recorte específico da prevenção, mas também ter um olhar voltado para a prevenção de saúde em seus vários aspectos".

O câncer de mama é, segundo a coordenadora de prevenção e vigilância do Inca, Gulnar Mendonça, o tipo mais estudado no mundo. Uma das possíveis explicações é o alto custo da doença para a saúde pública: dados do Inca mostram que de agosto de 2002 a julho de 2003, 52% do total de procedimentos informados e pagos pelo SUS foram de câncer de mama. Desse total, 10,5% correspondem à quimioterapia, uma das formas de tratamento.

Os médicos ainda não sabem afirmar com precisão quais são as causas do câncer de mama, mas explicam que há fatores clássicos de risco, como a predisposição genética, que aumenta em três vezes ou mais o risco de desenvolver a doença.

“Infelizmente no câncer de mama não há prevenção primária, como sugerir que a pessoa deixe de fumar. O que a gente pode fazer para o controle é trabalhar muito para que a mulher tenha um atendimento que garanta a ela um diagnóstico precoce, que garante uma evolução diferente da doença”, explica Mendonça.

É o que tentarão fazer os participantes do encontro, chamado de “Consenso da Mama”. Após as reuniões, será elaborado um documento técnico com as principais diretrizes para aprimorar a prevenção da doença no âmbito do SUS.

SIGA-NOS NO Google News