Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imunizado contra a gripe H1N1 pode doar sangue após 48h

Secretaria Estadual de Saúde/ Karla Katiane - 24 de maio de 2010 - 09:06

A equipe do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) alerta a população que o estoque de sangue do local está baixo e pede às pessoas que gozem de boa saúde procurar o centro e fazer a boa ação de doar sangue. Todos os tipos são bem vindos: A, B, AB e O positivos ou negativos.

É importante lembrar aos interessados em doar que aqueles que já receberam a dose da vacina contra a gripe A H1N1 precisam esperar pelo período de apenas 48 horas porque os vírus utilizados para a produção da vacina H1N1 são mortos/inativados. Após este prazo, se apresentar bom estado de saúde, não há problemas em procurar os serviços de hemoterapia e fazer a doação de sangue. Esse período, onde o possível doador é considerado “inapto temporariamente” é importante, pois a pessoa pode manifestar algum sintoma (um pouco de febre ou mal estar, por exemplo).

Já para aqueles que tomarem qualquer outro tipo de vacina, geralmente o prazo de espera para doar sangue é de 30 dias. O prazo para doação é mais longo porque a maioria das vacinas é produzida com vírus atenuados. Qualquer dúvida, os interessados em fazer uma doação e salvar vidas podem ligar para (67) 3312-1516.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, levar um documento com foto, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar bem alimentado.

O Hemosul está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 horas as 17h30 e aos sábados a partir das 7 horas até 12h30. Mais informações pelo telefone 3312-1517.

Outros locais para doação:

As doações podem ser feitas também no Banco de Sangue do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, das 7 às 12 horas, de segunda à sexta-feira. Já no interior do Estado, podem ser feitas em Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas, de segunda a sexta-feira.

SIGA-NOS NO Google News