Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imunização contra aftosa não será prorrogada em MS

Cristiane Sandim - 28 de maio de 2009 - 14:51

A campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul não será prorrogada, conforme alerta a Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro). No planalto a imunização de animais com até 24 meses se encerra no domingo, dia 31. Já no Pantanal, onde todo rebanho deve ser vacinado, a campanha prossegue até o dia 15 de junho.



Faltando ainda três dias para o encerramento da campanha de vacinação na região do planalto de Mato Grosso do Sul, já foram comercializadas 10.973.980 doses de vacina para uma população alvo estimada pela Iagro de 11.078.316 animais, o que corresponde a 99,05% de cobertura vacinal.


Segundo o Presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, “os dados reafirmam a participação maciça dos produtores rurais do Estado que mais uma vez colaboraram decisivamente para o alcance desse resultado que coloca o Mato Grosso do Sul em posição de vanguarda no cenário sanitário nacional”.



O monitoramento do movimento da comercialização das vacinas em tempo real é um avanço na sanidade nacional, sendo o Estado pioneiro com a implantação do controle informatizado das revendas, em funcionamento no Estado desde maio de 2008.



A Iagro alerta aos produtores rurais do Estado que não deixem de efetivar a imunização dos rebanhos contra a febre aftosa, pois nesse caso os mesmos ficam sujeitos a multas, interdições e vacinações acompanhadas. É importante também que os produtores, após efetivarem a vacinação, declarem a mesma na Iagro. O prazo para declaração é de até 15 dias após o término da imunização. Maiores informações podem ser obtidas em qualquer escritório da Iagro ou ainda pelo telefone 0800-679120.



A Iagro é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur).




SIGA-NOS NO Google News