Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Impulsor da economia, agropecuária terá um aumento de R$ 30 bi no PIB

Portal Brasil - 08 de setembro de 2017 - 13:30

Com um Plano Safra robusto, somado a ferramentas de suporte e desenvolvimento organizadas pelo governo, a agropecuária deve gerar riqueza recorde para o Brasil em 2017.

Estudos mostram que o ramo pode crescer 10,74% neste ano – um incremento de mais de R$ 30 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a agropecuária se tornou o setor mais produtivo da economia brasileira. Sem aumento de gastos públicos, foi possível fazer mais com quase a mesma quantidade de terras.

Enquanto a área plantada aumentou 4%, a produtividade do campo avançou 22,8% na safra 2016/2017 – isso significa 727,9 quilos de grãos a mais por hectare. O resultado colocou o Brasil no topo do ranking de países mais produtivos no campo, superando até mesmo as grandes potencias econômicas.

A lista, que é parte de uma pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Ministério da Agricultura brasileiro, começa com Brasil e segue com China, Chile, Japão, Argentina, Indonésia, Estados Unidos e México.

Carne brasileira

Levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) coloca o Brasil entre os maiores produtores e exportadores de proteína animal. No caso do frango, Brasil e Estados Unidos disputam o posto de maiores produtores.

Nas exportações, o produto brasileiro tem a preferência mundial: enquanto nós vendemos 4,1 mil toneladas por ano, os norte-americanos vendem 2,9 mil toneladas. Em carne suína, o País está entre os cinco maiores produtores e exportadores.

SIGA-NOS NO Google News