Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imprensa tem acesso a sistema operacional da Polícia

24 de agosto de 2006 - 14:17


A Polícia civil de Mato Grosso do Sul abriu à imprensa o sistema operacional das delegacias para que os Boletins de Ocorrências (BO) registrados em todo o Estado possam ser lidos de dentro das redações. O Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional) disponibilizará aos jornalistas, por meio de senha, todas as ocorrências registradas com exceção das que implicarem em segredo de justiça ou prejuízo moral à vítima.

O Sistema já é utilizado pelo Poder Judiciário e Pelo Ministério Público Estadual e, segundo o responsável pela apresentação à imprensa, delegado Jéferson Nereu Luppe, será uma forma de facilitar a chegada da informação até a comunidade. O delegado observou também que a abertura do sistema à imprensa permitirá melhorias na operacionalização, à medida que expõe o trabalho das delegacias deixando transparecer possíveis falhas ou ineficiências.

O Sigo já disponibiliza os registros de todas as delegacias da Capital e da maior parte do Estado, ficando de fora apenas algumas da região de Três Lagoas que ainda estão impossibilitadas por problemas de informática. Além do sistema de acesso aos BOs, a Polícia Civil oferece hoje serviços como Boletins de Ocorrência Online. Nesta modalidade, qualquer cidadão pode acessar a página da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br) e registrar ocorrências como furtos extravios e outros.

O Boletim de Ocorrência é emitido na hora e tem o mesmo valor que os feitos dentro da delegacia, servindo inclusive para justificar situações de perda de documentos, por exemplo. Pelo sistema aberto hoje à imprensa, cada profissional se cadastrará e receberá uma senha pessoal que será utilizada para a função. A senha expira em seis meses e é um instrumento para que a utilização seja feita de forma responsável, pois permite que a polícia saiba sobre o acesso do profissional ao sistema.




TV Morena

SIGA-NOS NO Google News