Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imposto de Renda: O que fazer para se livrar da malha

Agência do Rádio - 11 de dezembro de 2007 - 07:30

Para aqueles que não receberam a restituição do último lote do Imposto de Renda 2007, começa a corrida para sair da malha fina. O contribuinte pode levar mais de cinco anos para corrigir a situação. Por isso, é interessante saber o motivo da retenção e tentar consertar o documento. Os problemas mais comuns são erros nas declarações de despesas médicas, de pensão alimentícia judicial e nos gastos com dependentes. Também costumam aparecer divergências nos rendimentos e impostos retidos na fonte, ou seja, referentes às deduções do contracheque. O economista César Gomes dá dicas de como escapar das garras do Leão.

"Guardar seus contracheques. Você soma os contracheques para ver se os valores brutos, o imposto de renda retido na fonte e também as outras deduções como, por exemplo, plano de saúde, pensão alimentícia, etc., se estão confirmadas. Se antes de entregar a declaração houver algum erro, você vai na empresa pede para dar um novo valor. Os outros dados, você tem que ver com as fontes pagadoras. Mesmo que seja um recibo só, se não for um valor muito pequeno, você deve informar essa valor."

O contribuinte que entrou na malha fina deve acessar o site da Receita Federal, no www.receita.fazenda.gov.br. Para saber o motivo da irregularidade, basta ter em mãos o CPF e o recibo do Imposto de Renda original. A retificação pode ser feita no próprio site ou nas centrais de atendimento ao contribuinte.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News