Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

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24/10/2017 11:00

Importância da frequência na atividade física

Gazeta Esportiva

 

A manutenção da frequência na prática de exercícios físicos é algo fundamental. Nosso corpo está sempre pronto para experimentar a evolução, bem como em permanente estado de gasto calórico. Porém, essa evolução só se dá plenamente quando se tem uma frequência de treinamento, assim como a queima mais elevada de gordura também necessita de constância na prática de atividade física.

Esse gasto calórico é chamado de metabolismo basal (gasto calórico diário). Pessoas treinadas gastam mais calorias diárias do que pessoas sedentárias, o que revela a importância de se manter ativo sempre.

Outro fator importante relacionado à frequência é que, além da evolução fisiológica e elevação do gasto calórico diário, a assiduidade não te afasta do foco. Isso quer dizer que, ao ter a prática de uma atividade física já inserida na rotina, ela não deixa de ser algo flexível, que pode ser retirada da agenda diária.

É claro que nos dias de hoje, tão corridos, contratempos e compromissos podem ocorrer, o que farão você talvez diminuir a intensidade do treino naquele dia, quem sabe reduzir de uma hora para algo em torno de 20 ou 30 minutos, simplificando, mas sem deixar de fazê-lo.

Se você já se encaixa nesse perfil, parabéns! Realmente, leva uma vida ativa. Agora, se está na faixa daqueles que basta um compromisso ou contratempo para pensar em desistir, lembre-se de que pouco é melhor do que nada. Então, mantenha a frequência, mesmo nos dias em que a vontade era de não ir. Vá, treine o que estava programado para o dia em uma intensidade menor ou em um espaço mais curto de tempo.

Claro, isso vale para os dias em que o fator desânimo estiver mais relacionado ao cansaço. Agora, a exceção é válida em casos de doença ou, ainda, quando não se está com a alimentação adequada ou com o sono em dia. Nesses casos, cada um precisa fazer uma análise sobre seu estado fisiológico real para chegar a conclusão se, realmente, o corpo vai ganhar mais ficando em casa.

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

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