Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/04/2009 12:00

Importância da atividade física para qualidade de vida

ACSP/ Alan Claudio S. Pereira

O ser humano é por natureza um ser ativo e, portanto, quando lembramos da palavra "atividade" podemos relacioná-la com outra que é "movimento". Por definição, podemos dizer que o movimento humano é uma mudança da posição do corpo ou de segmentos corporais no espaço e no tempo através da aplicação de vários graus de força.

O movimento sempre fez parte da vida do homem, porém, o acesso às novas tecnologias vem transformando o homem do século XX menos ativo em relação ao passado. Essas facilidades dos tempos atuais trazem mais conforto e praticidade com menos esforço, sendo assim, a tendência é haver mais tempo para o lazer. Todavia, existem dois caminhos a seguir em relação a esse maior tempo para o lazer: entregar-se ao ócio e conviver com os problemas de saúde acarretados por tal estilo de vida, ou aproveitar esse tempo da forma mais saudável possível vivendo ativamente.

O homem primitivo vivia pouco, envelhecia rápido, não preocupava-se com a conservação do corpo, ingeria poucas calorias e se alimentava mal, dava muito valor à sobrevivência, não possuía consciência ou responsabilidade sobre seu corpo e tinha a idade determinada pela passagem dos anos e convenções sociais.

O homem atual vive mais, envelhece sem qualidade de vida, está aprendendo a cuidar do corpo, ingere muitas calorias e se alimenta mal, dá muito valor à aparência e admira os músculos, está adquirindo consciência e responsabilidade sobre seu corpo e tem a idade determinada pela aparência. A tendência para o homem do futuro é de viver muito mais, envelhecer bem devagar, cuidar muito bem do seu corpo, alimentar-se de forma individualizada e cibernética, dar muito valor à aparência e ao seu equilíbrio, ter consciência e responsabilidade sobre o seu corpo e determinar a sua própria idade.

Segundo NAHAS (1993), Qualidade de Vida é um conjunto de fatores individuais e sócio-econômicos que caracterizam as condições em que vive o ser humano e Estilo de Vida é um conjunto de ações habituais que refletem as atitudes e os valores individuais. Pode parecer que esse conceito de estilo de vida ativo é uma coisa muito recente. Porém, HIPÓCRATES (460-377 AC) citado por PHILLIPS et al (1996), dizia que: "De maneira geral, todos os segmentos corporais que possuem alguma função, se usados de maneira moderada e exercitados em trabalhos que estejam acostumados, se tornam mais saudáveis e bem desenvolvidos, além de envelhecerem mais lentamente. Mas, se permanecerem sem uso e ficarem preguiçosos, se tornam predispostos a doenças, não se desenvolvendo com plenitude e envelhecem mais rapidamente".

Sabiamente, o pai da medicina naquela época mostrava a necessidade de adquirirmos hábitos saudáveis de vida. Muitos sintomas de algumas doenças são conseqüências de estágios avançados de maus hábitos de saúde como quantidades de gordura não compatíveis com os limites admissíveis, deficiências em relação ao desempenho motor e tabagismo. Isso pode acarretar as disfunções crônico-degenerativas que se instalam a longo prazo, as chamadas doenças silenciosas, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus e algumas cardiopatias.

Portanto, saúde não é apenas a ausência de doenças e enfermidades e sim um estado de completo bem estar físico, mental e social (OMS, 1978). Níveis satisfatórios de saúde podem ser alcançados através da prática de hábitos simples. Os programas de exercícios físicos que envolvem esforços de baixa e moderada intensidade são recomendados e provocam adaptações fisiológicas relacionadas a melhoria e a manutenção do estado de saúde.

Fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação é o melhor meio de envelhecer de maneira saudável. A inatividade física está relacionada com a maioria das doenças crônico-degenerativas. O único método até hoje cientificamente seguro de manter o homem que está envelhecendo biologicamente mais jovem do que corresponde a sua idade é o treinamento corporal (WEINECK, 1991).

Sendo assim, nós vivemos em um Centro de Aptidão Natural aberto 24 horas por dia, equipado com quilômetros de pistas de corrida e caminhos para pedalar, lagos e oceanos, parques para caminhar e também algumas colinas para trabalhar nossos músculos. A taxa de associado é a boa saúde e o tempo precioso. Na verdade, nós temos tempo livre para apreciar a vida. Tenha algum tempo para curtir essas facilidades.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)