Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2005 19:21

Implantes com célula-tronco suspensos em todo o Brasil

Graciliano Rocha/Campo Grande News

Histórias como a do agente tributário sul-mato-grossense Ramão Torres Martins, que evitou a amputação de uma de suas pernas recebendo um implante de células-tronco, podem se tornar cada vez mais raras.

As pesquisas com cirurgias dessa natureza foram suspensas em todo o Brasil por conta de uma determinação da Comissão de Ética em Pesquisa, segundo informou hoje o jornal “O Estado de São Paulo”.

A suspensão foi proposta pelo médico William Hossne, coordenador da comissão, sob a alegação que as cirurgias com células-tronco não cumprem os requisitos previstos na resolução 196/96, que estabelece as regras com pesquisas de seres humanos.

A cirurgia de Martins aconteceu em maio no IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares), de São José do rio Preto (SP), sob a responsabilidade do cirurgião José Dalmo Araújo.

Segundo Hossne, o implante deveria ter sido feito só após o projeto ter sido aprovado pela Conep. “Inicialmente, nem sequer havia projeto. Depois, um projeto foi enviado, a comissão votou pela sua rejeição e enviou a decisão para o comitê de ética local”, afirmou Hossne a ‘O Estado’.

Hossne, no entanto, diz que não pode revelar os motivos que levaram a Comissão a não aceitar o projeto. Com isso, o implante de Martins fica a cargo de Araújo e do IMC.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)