Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Implantes com célula-tronco suspensos em todo o Brasil

Graciliano Rocha/Campo Grande News - 16 de dezembro de 2005 - 19:21

Histórias como a do agente tributário sul-mato-grossense Ramão Torres Martins, que evitou a amputação de uma de suas pernas recebendo um implante de células-tronco, podem se tornar cada vez mais raras.

As pesquisas com cirurgias dessa natureza foram suspensas em todo o Brasil por conta de uma determinação da Comissão de Ética em Pesquisa, segundo informou hoje o jornal “O Estado de São Paulo”.

A suspensão foi proposta pelo médico William Hossne, coordenador da comissão, sob a alegação que as cirurgias com células-tronco não cumprem os requisitos previstos na resolução 196/96, que estabelece as regras com pesquisas de seres humanos.

A cirurgia de Martins aconteceu em maio no IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares), de São José do rio Preto (SP), sob a responsabilidade do cirurgião José Dalmo Araújo.

Segundo Hossne, o implante deveria ter sido feito só após o projeto ter sido aprovado pela Conep. “Inicialmente, nem sequer havia projeto. Depois, um projeto foi enviado, a comissão votou pela sua rejeição e enviou a decisão para o comitê de ética local”, afirmou Hossne a ‘O Estado’.

Hossne, no entanto, diz que não pode revelar os motivos que levaram a Comissão a não aceitar o projeto. Com isso, o implante de Martins fica a cargo de Araújo e do IMC.

SIGA-NOS NO Google News