Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Impasse sobre subestação de Chapadão está próximo do fim

Campo Grande News/ Denis Matos - 20 de abril de 2010 - 14:27

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estuda a troca do local de instalação de torres de transmissão na região do Bolsão, para evitar prejuízos aos produtores. A agência analisa a troca de terrenos das torres.

Técnicos da Aneel e da empresa Itatim, responsável pelo empreendimento pela subestação de energia, sobrevoam a área para decidir a troca de local de instalação das torres de transmissão.

A idéia é transferir as linhas de transmissão para propriedades que não atinjam áreas agricultáveis, uma vez que os equipamentos impedem a passagem do maquinário agrícola e provocam acidentes com aviões usados para a pulverização.

O linhão passará pela região do Bolsão, divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás, e segundo produtores, inviabiliza lavouras e torna o custo de produção muito mais alto.

Os produtores rurais já relataram vários acidentes de máquinas e aviões enroscados em cabos de transmissão de energia elétrica. Eles reclamam também dos prejuízos às lavouras da região.

No início do mês, o assunto foi debatido em reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Linhas de transmissão - As linhas foram planejadas para interligar as PHC’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e as usinas de biomassa licitadas na região à subestação coletora.

A localização da subestação foi escolhida pela proximidade a outra subestação já existente, da Eletrosul, que permitiria a interligação com o restante do país.

O Sindicato Rural de Chapadão sugere o deslocamento em 30 quilômetros da subestação coletora, com correções no trajeto das linhas de transmissão que as retirariam das fazendas produtoras.

SIGA-NOS NO Google News