Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Impasse prejudicou negociações na Fetems, diz candidato

Inara Silva e Malu Prado / Campo Grande News - 12 de setembro de 2005 - 13:38

O professor José Borges da Silva, que foi o segundo colocado na eleição da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação em Mato Grosso do Sul), ocorrida em abril, disse hoje que o impasse judicial entre os candidatos acabou por prejudicar as negociações trabalhistas envolvendo a categoria no Estado. Com a decisão de formar uma diretoria pluripartidária com cargos para todos os candidatos, José Borges acredita que foi a melhor opção.
Na opinião dele, o acordo foi preciso em função do tempo prolongado em que o caso corre na justiça e que deixou a entidade sem representatividade. Um dos problemas do período, segundo Borges, foi o concurso que o governo abriu para contratação de professores e que não contempla os funcionários técnico-administrativos da educação. Os técnicos, conforme Borges, não chegaram ao acordo com o governo, que teria se aproveitado do impasse e não incluiu a categoria.
Outro fator prejudicado, de acordo com o professor, é que o Estado vem fazendo reposição salarial com base no valor da regência, sendo que o sindicato defende que o reajuste seja feito no valor do vencimento. Em relação à Cassems (Caixa de Assistência aos Servidores), na opinião de Borges, também houve reflexos negativos para a categoria. A paridade está divida em 3% para o governo e o segurado tem destinado 5,5%. Os sindicalistas defendem que haja paridade e que o governo e os servidores contribuem o mesmo valor.

SIGA-NOS NO Google News