Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imóveis rurais serão desapropriados para formar reserva

Agência Brasil - 17 de agosto de 2006 - 09:08

Os presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, e da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, assinam hoje (17) portaria autorizando a obtenção de imóveis rurais para a formação de reserva indígena dos Krahô-Kanela, no Tocantins. A assinatura será às 10 horas, na sede do Incra, em Brasília.


Ao instituto caberá repassar à Funai os recursos necessários à obtenção das terras, que serão desapropriadas mediante indenização.

A obtenção das fazendas Retiro do Cocal e Lago do Jacaré, com 7.153 hectares, no município de Lagoa da Confusão (TO), foi a solução encontrada pelas duas instituições para atender à reivindicação da comunidade. A área reivindicada pelos Krahô-Kanela – a Mata Alagada – não é considerada terra indígena tradicionalmente ocupada, o que inviabiliza a demarcação. As fazendas que serão obtidas fazem parte da área reivindicada. A medida foi aceita pelos índios, que participaram das negociações realizadas desde o ano passado.

SIGA-NOS NO Google News