Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imigrantes brasileiros presos nos EUA podem voltar

Irene Lôbo/ABr - 05 de janeiro de 2004 - 13:17

Uma comissão externa formada pelos senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Marcelo Crivella (PL-RJ) e pelo deputado João Magno (PT-MG) iniciou hoje uma visita de cinco dias aos Estados Unidos, para acelerar as negociações sobre a repatriação de 922 brasileiros presos por imigração ilegal, naquele país.

Segundo informações do Departamento Americano de Segurança Interna, dos 922 presos 349 já estão em condições de voltar imediatamente para o Brasil. Eles já foram ouvidos pelo juiz e cumpriram todo o processo legal para a repatriação. Outros 533 brasileiros também poderão retornar, desde que sejam autorizados pela Justiça americana. Os 40 imigrantes restantes ainda não tiveram suas audiências marcadas.

O governo americano tem interesse na volta dos brasileiros e prometeu fretar um vôo charter para a viagem de retorno ao Brasil. Cada preso brasileiro custa aos cofres americanos cerca de US$ 80 por dia ou US$ 2,4 mil por mês.

Além tentar acelerar o processo de repatriação, os parlamentares brasileiros visitarão os presídios do Estado do Texas, para apurar denúncias de maus-tratos e torturas contra brasileiros.
Há casos de imigrantes ilegais brasileiros presos há mais de quatro anos nos EUA, a maioria de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e de alguns estados do Nordeste. Além dos EUA, há 800 brasileiros presos por imigração ilegal, no Reino Unido, e outros 200, em Portugal.

SIGA-NOS NO Google News