Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/05/2015 15:03

Imasul muda regras para reduzir espera por licença ambiental de 80 para 35 dias

Campo Grande News
Imasul muda regras para reduzir espera por licença ambiental de 80 para 35 dias

Uma queixa antiga de empresários, o tempo de resposta para solicitação de licença ambiental deve passar de 80 para 35 dias com novas regras, que passam a valer a partir de 5 de junho. A previsão é do diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli.

O órgão lançou hoje (13) um manual para deixar claros os processos de cada tipo de atividade e agilizar o licenciamento, que é obrigatório a qualquer instalação ou procedimento capazes de prejudicar o meio ambiente. Com o manual, que substitui o de 2011, vai passar de 472 para 600 o número de atividades que podem ter os trâmites realizados pela internet.

A ampliação do rol de procedimentos feitos pela internet vai facilitar o trabalho dos empresários, conforme o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck. “A gente vai diminuir a necessidade do empresário ir até o Imasul para solicitar algo e capacitar os técnicos quanto aos procedimentos que têm que adotar para responder mais rápido”, disse o secretário, ao explicar que até o dia 5 funcionários serão capacitados para aplicar as novas regras e será feita adequação dos sistemas de tecnologia de informação do órgão.

Em todo o Brasil, segundo Ricardo, os empresários esperam, em média, 909 dias para conseguir uma licença ambiental. “O manual vai diminuir esse tempo de espera. Estamos focados em três pontos: haverá capacitação dos recursos humanos, terá melhoria na infraestrutura, com uso de novas tecnologias e também o ajuste da normatização”, explicou.

Com a demora, algumas empresas chegam a desistir de investimentos que gerariam ganhos para a economia dos municípios e do Estado, conforme o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Isaías Bernardini. “Já teve empresa que desistiu de se instalar aqui quando se defrontou com a burocracia, pela questão da insegurança jurídica”, comentou.

Para o primeiro secretário da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Ruy Fachini Filho, no caso do setor agropecuário, as mudanças vão resolver problemas de interpretação entre os consultores contratados pelos produtores e funcionários do Imasul. “As vezes os processos não são bem interpretados e isso emperra muito, então acredito que vai facilitar muito, pois tudo está sendo mais agilizado com essa nova gestão do governador Reinaldo”, disse.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)