Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imasul comemora Dia do Cerrado com oficina sobre plano de manejo

Bruna Girotto - 11 de setembro de 2014 - 09:05

Imasul comemora Dia do Cerrado com oficina sobre plano de manejo
11/09/2014 | Karina Lima
Campo Grande (MS) – Em comemoração ao Dia do Cerrado, 11 de setembro, o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) promove a oficina de validação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental(APA) Rio Cênico Rotas Monçoeiras, que está situada no rio Coxim, em quatro municípios do Estado: São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. O evento será realizado hoje (11), às 9 horas, no Parque Estadual do Prosa, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A oficina será aberta ao público em geral. O intuito é apresentar à sociedade o plano de manejo com medidas elaboradas, especialmente, para atender as necessidades da Unidade de Conservação. “É importante que as pessoas participem da oficina para que saibam do que se trata um plano de manejo. A partir daí elas poderão validar as propostas de manejo que serão apresentadas de forma a garantir uma maior proteção da unidade de conservação”, afirma o gerente de Unidade de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma.

O plano de manejo é um documento técnico que direciona ações que devem ser tomadas para a gestão de uma unidade de conservação. “As propostas contidas no plano de manejo visam à conservação dos recursos naturais e ao convívio harmonioso entre a natureza e o homem, de modo que a comunidade local possa desfrutar de maneira sustentável das riquezas naturais”, explica Palma.

A oficina para apresentação do plano de manejo contará com a participação de universidades e entidades ligadas ao meio ambiente, turismo e cultura do Estado, entre elas: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prefeituras de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Camapuã, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Superintendência da Pesca, Fundação Pantanal e a Ong Sos Pantanal.

Preservação e Meio Ambiente

Criada há 14 anos, a unidade de conservação Rio Cênico Rotas Monçoeiras possui uma extensão de mais de 15 mil hectares de preservação ambiental. A área preservada está localizada entre os municípios de São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

A unidade conta com alguns córregos que desaguam e alimentam o rio Coxim, que corta a Unidade de Conservação. O lugar também é abrigo para diferentes espécies de animais, tais como: as três espécies de araras que ocorrem em MS, onça pintada, ariranha, entre outros. A flora também se destaca por meio de ipês-amarelos, aroeiras, jatobás-da-mata e buritis, espécies típicas de veredas, áreas úmidas e inundáveis.

Aline Lira

SIGA-NOS NO Google News