Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Igrejinha é a campeã do carnaval de Campo Grande

Humberto Marques/Campo Grande News - 05 de fevereiro de 2008 - 04:28

A combinação entre Japão e samba deu certo, e levou a Igrejinha ao título do Carnaval de Campo Grande. A escola, com 225 membros, sagrou-se campeão no desfile do Grupo Especial, realizado neste domingo (3 de janeiro) na Via Morena, levando para a avenida o enredo “Do Kasato Maru ao Mato Grosso do Sul, Brasil meu Eldorado, Campo Grande meu reino encantado”, que contou a história dos 100 anos da Imigração Japonesa.

Na apuração realizada nesta segunda-feira (4), a Igrejinha somou 293 pontos na avaliação dos jurados. A Unidos da Vila Carvalho, que faturou as quatro últimas edições do Carnaval da Capital, ficou em segundo lugar, com 289,5 pontos, seguida da Unidos do Cruzeiro, com 287,5. A Unidos do Aero Rancho conquistou o título do Grupo de Acesso, e desfilará no Grupo Especial em 2009. Já a Unidos do Buriti acabou rebaixada.

Maria de Fátima da Luz, presidente da Igrejinha, considerou o título o resultado do trabalho realizado ao longo de 2007. Durante todo o ano, o enredo foi pesquisado até ganhar forma na avenida. “Foi feita justiça a todo o nosso trabalho. Agradeço a todos que estiveram conosco pela torcida e pela confiança. Conseguimos levantar a avenida, fazer o público cantar com a gente”, afirmou.

O tema, conforme a presidente ressaltou, foi complexo, mas chegou a um resultado satisfatório. “Todas as alas se dedicaram. A ‘japonesada’ caiu no samba com a gente, prova que um de nossos puxadores, o dr. Marco Tiguman, foi um de nossos puxadores”, destacou Fátima da Luz. A escola deverá fazer uma grande festa para o título na terça-feira (5), após o desfile das campeãs.

O resultado final da apuração ainda causou alegria na vice-campeã e protestos na terceira colocada. José Carlos Carvalho, da Unidos da Vila Carvalho, mostrou-se satisfeito, e levou os integrantes da escola para a quadra, onde comemoram a segunda posição. “Dessa vez fomos surpreendidos e ficamos com o vice-campeonato. Mas vamos amanhã para a avenida e depois comemorar muito, porque a Vila Carvalho entrou e sambou muito bem nesse Carnaval”, afirmou.

O dirigente da Carvalho faz apenas um protesto quanto ao início do desfile – a escola, última a desfilar, entrou quase as 5h na Via Morena. “A Liga não manteve o cronograma”, afirmou. “Mas no geral valeu. E que venha 2009”, complementou.

O título da Igrejinha veio em um dia de problemas para as demais participantes do Grupo Especial. O desfile da Unidos do Buriti, primeira a entrar na Via Morena, teve atraso para começar seu desfile por conta de deficiência na iluminação em alguns setores. Na seqüência, a Tradição do Pantanal enfrentou dificuldades para levar todos os integrantes à avenida, e acabou saindo incompleta.

Terceira colocada no ano, a Unidos do Cruzeiro levou à avenida o enredo “Das Óperas do palco para a Ópera do asfalto: o Fantasma da Ópera”, que foi pesquisado nos dois últimos anos. O carnavalesco e presidente da Cruzeiro, Alex Guedes, teceu críticas à avaliação dos jurados. “Não considerei justo alguns quesitos, alguns julgadores não estavam qualificados para isso”, disparou, enumerando temas como “Enredo”, “Comissão de Frente” e “Bateria” como temas mal avaliados. “Não foi só a Cruzeiro, todas as escolas tiveram notas baixas”, emendou.

A reportagem tentou contato com a direção da Liga Carnavalesca de Campo Grande para comentar as críticas, mas não teve sucesso em localizar seus integrantes.

SIGA-NOS NO Google News