Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

25/08/2003 15:40

Ignição espontânea teria sido a causa da explosão do VSL

Agência Brasil

O diretor do Centro Tecnologico de Aeronáutica (CTA), brigadeiro Tiago Ribeiro, informou hoje que o incêndio que produziu a tragédia na base de Alcântara, semana passada, teria sido iniciado com a ignição espontânea de um dos quatro motores do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Com esse indício, acrescentou, a comissão de investigação criada para apurar o acidente deve concentrar o seu trabalho nas causas desse acionamento imprevisível de ignição.

O engenheiro Mauro Tolinky, vice-diretor de espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) de São José dos Campos, disse que a comissão de investigação, da qual é membro, não descarta nenhuma hipotese como causa do acidente. Ele explicou que o acionamento do motor poderia ter ocorrido por uma onda eletromagnética, por uma descarga elétrica ou pelo toque involuntário de uma peça metálica no reservatório de combustível.

A explosão do VLS causou a morte de 21 técnicos e ferimentos em dezenas de outras pessoas.
Desde a manhã até o início da tarde de hoje, as instalações da base de Alcântara foram abertas para a visitação de jornalistas. As instalações foram totalmente destroçadas pelo incêndio, ocorrido na sexta-feira passada. O fogo começou no primeiro estágio do VLS. A imprensa foi recebida no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) pelo brigadeiro Tiago Ribeiro, que dirige o CTA em São José dos Campos, São Paulo.

A comissão tem trinta dias para concluir o seu trabalho, mas esse prazo pode ser prorrogado. Segundo o brigadeiro, o transporte dos corpos das 21 vítimas do incêndio para São José dos Campos deve ocorrer até a tarde de amanhã, em avião da Força Aérea. Até o final da manhã de hoje, seis corpos já foram identificados no IML de São Luís.(Ubirajara Junior)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Quarta, 23 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)