Cassilândia, Domingo, 20 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

10/11/2003 09:43

Idosos terão Frente Parlamentar em MS

assessoria

A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade a criação da Frente Parlamentar Sul-Mato-Grossense em Defesa dos Direitos do Idoso, que será presidida pelo deputado Pedro Teruel (PT). A Frente deverá contar com a adesão de parlamentares municipais, estaduais e federais de nosso estado. Movimento suprapartidário, funcionará como um serviço de cooperação parlamentar, com apoio de entidades governamentais e não-governamentais.

O projeto da Frente Parlamentar foi elaborado pelo deputado Teruel atendendo à reivindicação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul, por ter elaborado proposta semelhante em relação à criança e ao adolescente, e em consonância com o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que teve como tema Fraternidade e Pessoas Idosas: "Como cristão, vi com muita satisfação essa iniciativa da Igreja, somada à reivindicação do Conselho e também ao fato de o presidente Lula ter sancionado o Estatuto do Idoso, despertando a conscientização dos brasileiros para a situação de abandono e violência à qual grande parte de nossos idosos está exposta".

Teruel lembra, ainda, a exclusão da qual os idosos são vítimas: "A distribuição de renda no Brasil é uma das piores do mundo, o que muitas vezes motiva não apenas o abandono, mas também o fato de que o idoso acaba sendo preterido em vagas de emprego. Se tivéssemos tratado essa triste realidade culturalmente, não teríamos chegado a essa situação crítica. O Estatuto do Idoso irá corrigir isso, mas é lamentável precisarmos de uma legislação para obrigar as pessoas a respeitarem os idosos, sob a ameaça de, em caso contrário, estarem sujeitas a penas severas".

Para Teruel, é necessário envolver a classe política em ações que privilegiem os idosos: "O Brasil tem uma dívida muito grande com o idoso, que tem história de trabalho e acúmulo de experiência que devem ser valorizados". A Frente Parlamentar, continua o deputado, "não tem a pretensão de substituir a autoridade constituída, mas, sim, de colaborar para que as ações públicas em favor dos idosos sejam realizadas com maior eficácia". Entre os princípios da Frente Parlamentar estão: estimular a criação ou o fortalecimento de conselhos municipais em defesa do idoso; garantir, no âmbito da atuação parlamentar, a alocação de recursos financeiros no orçamento público para o atendimento social da pessoa idosa; fiscalizar a aplicação desses recursos. Teruel afirma, ainda, que os parlamentares devem defender o direito do idoso ao lazer, à cultura e ao esporte, contribuindo para que tenham qualidade de vida.

A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa formará, também, uma rede de informações, para orientar parlamentares de todo o estado na elaboração de projetos ou emendas que favoreçam os idosos e impeçam sua discriminação. Além disso, dará suporte a denúncias de maus tratos, promovendo, também, a ampla divulgação do Estatuto do Idoso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)