Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/01/2004 08:00

Idosos recebem carteiras definitivas para viagens

Gizele Oliveira - Agepan

Cerca de 300 pessoas estão sendo atendidas diariamente na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) para recebimento da carteira de gratuidade para idosos no transporte intermunicipal de passageiros. A grande maioria é de usuários que todos os anos renovam o documento para ter direito às viagens. A diferença é que esta será a última vez que os idosos precisarão fazer a renovação.

Mudanças implementadas pelo Governo do Estado tornaram a carteira de gratuidade um documento permanente. Existem aproximadamente 60 mil pessoas acima de 65 anos cadastradas como usuárias do benefício. Conforme a legislação, elas têm direito a até 10 deslocamentos por ano.

Até o ano passado, o controle das viagens era feito com a perfuração da carteira, substituída anualmente. Quando assumiu a fiscalização do serviço de transporte em meados de 2003, a Agepan mudou o sistema, adotando um modelo definitivo de carteirinha. O registro da quantidade de viagens passou a ser feito através de autorizações que o passageiro retira nos balcões das empresas.

De agosto a dezembro do ano passado, em torno de três mil usuários já haviam renovado o documento, trocando o modelo antigo pelo novo. Mas o grande movimento acontece agora no início do ano. Apenas no dia 5 de janeiro foram atendidos quase 700 pessoas. Ao final da primeira semana, a quantidade de beneficiários que procuraram a agência chegou a 2.200.

Além de usuários da Capital, a Agepan recebe diariamente milhares de pedidos de renovação vindos do interior. Os documentos antigos são substituídos e, por meio de parceria com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), enviados ao município de origem para serem entregues aos usuários.

Para atender a demanda, a Agepan aumentou o número de funcionários no setor de expedição da carteira de gratuidade. O maior fluxo acontece nos primeiros horários da manhã e da tarde. Para evitar tumulto e oferecer bom atendimento, até mesmo o espaço físico foi readequado, com o aproveitamento do pátio, onde o idoso conta com cadeiras, água, sombra e cortesia. O usuário apresenta a carteirinha vencida e aguarda alguns minutos para receber o novo documento, já plastificado.

O diretor-presidente da Agepan, Anízio Tiago, ressalta que não é necessário o idoso ir pessoalmente fazer a renovação. “A troca pode ser feita por qualquer pessoa, desde que leve a carteira do titular do benefício”. Apenas os novos usuários, que farão a carteirinha pela primeira vez, precisam fazer a solicitação pessoalmente, apresentando documento de identidade e um comprovante de residência.

A gratuidade para idosos no transporte intermunicipal em Mato Grosso do Sul é garantida pela Lei Estadual n° 1.542/94. É importante lembrar que a carteira emitida pela Agepan se refere apenas ao transporte entre municípios dentro do Estado. O benefício para viagens de um Estado para outro, conforme prevê o Estatuto do Idoso, é de competência do Governo Federal e a regulamentação deverá ser feita pelo Ministério dos Transportes.

O núcleo da Agepan para a emissão da carteira do Idoso no Transporte Intermunicipal funciona na Av. Afonso Pena, número 3.547, de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 17h30. Quem tiver dúvidas pode ligar para a Ouvidoria da agência. O telefone é o 0800-600-0506.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)