Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/11/2007 07:17

Idosos: medidas biomédicas simples podem ajudar médicos

Agência Notisa

Segundo estudo publicado na edição de novembro/dezembro dos Archives of Gerontology and Geriatrics, pressão sanguínea sistólica, glicemia de jejum e hemoglobina podem ser úteis na prática clínica.



Estabelecer um perfil de risco de mortalidade baseada em condições das doenças e medidas biomédicas baratas, como por exemplo pressão sanguínea sistólica, glicemia de jejum e hemoglobina identificados no estudo pode ajudar os médicos na avaliação do prognóstico das pessoas idosas. Essa é a conclusão de um estudo realizado em Taiwan e publicado na edição de novembro/dezembro dos Archives of Gerontology and Geriatrics. “Os resultados deste estudo revelam a importância de incorporar medidas clínicas e laboratoriais na avaliação de mortalidade em adultos idosos”, afirmam Tzuo-Yun Lan, da divisão de gerontologia do National Health Research Institutes de Taiwan, e colegas, autores do pesquisa.



De acordo com o artigo, o objetivo do estudo foi investigar a relação de medidas clínicas e laboratoriais com todas as causas de mortalidade e avaliar a importância de seu potencial clínico em predição de mortalidade em adultos idosos. “Embora alguns testes clínicos e laboratoriais tenham sido estudados na sua relação individual com a mortalidade total ou por causa específica, como a cardiovascular, o efeito total destes indicadores na mortalidade raramente foi avaliado”, afirmam os pesquisadores.



Ao todo, foram avaliadas 2.086 pessoas com 65 anos de idade ou mais que participaram do exame de saúde de base populacional em 1995 e 1996 na cidade de Kaohsiung, Taiwan, e que foram acompanhadas até o fim de 2003.



Segundo o texto, as medidas selecionadas para análise foram: freqüência de pulso, pressão arterial, altura, peso, níveis séricos de colesterol, triglicérides, creatinina e ácido úrico, glicemia de jejum (FGB), hemoglobina (HG) e contagens de células brancas (WBC) e vermelhas (RBC). Uma vez coletadas as informações, os pesquisadores utilizaram a regressão de Cox para selecionar medidas significativas para a mortalidade total. Além disso, todos os participantes foram posteriormente classificados em grupos de risco, baseados na história da doença e nos valores das medidas identificadas nas análises, para avaliar o risco de mortalidade.



Os resultados mostraram que, ao todo, 409 participantes faleceram durante uma média de 8,2 anos de follow-up. “Entre todas as 14 medidas avaliadas individualmente, cinco (pressão arterial sistólica [SBP], creatinina, ácido úrico, FBG e HG) foram estatisticamente relacionadas à mortalidade total. SBP, FBG e HG foram, além disso, identificadas como tendo efeito independente na mortalidade total na análise multivariada”, ressaltam os autores.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)