Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Idoso usa benefício do Passe Livre para visitar parentes

Agência Brasil/ Roberta Lopes - 20 de dezembro de 2009 - 22:47

Neste fim de ano, muitos idosos poderão viajar e rever parentes que moram em cidades distantes de forma gratuita por meio do Programa Passe Livre - que garante ao idoso que recebe até dois salários mínimo o direito de solicitar o transporte gratuito em ônibus interestadual.

O supervisor de vendas do Grupo Amaral, Leonor Lopes, disse hoje (20) que os dois assentos reservados aos idosos estão sendo usados em quase todas as linhas e destinos. “É raridade sair um [ônibus] sem [preencher esses lugares]”, disse. “Tem sido muito procurado”, acrescentou.

O aposentado Abel Pereira Marques estava procurando passagem para viajar a Padre Bernardo (GO) e iria solicitar a passagem gratuita. “Sempre que precisei [da passagem gratuita] consegui”, disse.

João Sabino do Nascimento Neto, também aposentado, tentou conseguir uma passagem para Valença (PI) para ver a família no Natal. “Eles estão dando [a passagem gratuita], mas eu quero ir no dia 23 e nessa empresa só tem vaga para o dia 25. Pra mim, não adianta”, explicou.

Ele disse que iria procurar outra empresa que tivesse vaga na data que precisa, mas se não conseguisse iria desistir da viagem.

O benefício da passagem gratuita em ônibus interestaduais é válida desde 2003, com a promulgação do Estatuto do Idoso. Para conseguir o benefício, o idoso deve apresentar a carteirinha do Programa Passe Livre e um documento de identidade. Caso não tenha a carteirinha do programa, deve apresentar um documento de identidade e o comprovante de renda do Intituto Nacional do Seguro Social (INSS).

SIGA-NOS NO Google News