Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/01/2004 08:25

IDATERRA faz levantamento sobre as ilhas do Rio Paraná

Rose Rodrigues

O setor de Cartografia do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA), está finalizando um levantamento de ilhas num percurso de 200 quilômetros do Rio Paraná, entre a divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

O engenheiro agrimensor, Humberto Maciel informou que tem catalogadas 130 ilhas distribuídas entre os municípios de Naviraí (com 38), Taquarussu (21), Itaquiraí (20), Eldorado (31) e Mundo Novo (20). Ele explicou que chegou a esse número através do senso do IBGE. Mas, ressaltou que ainda não é um dado preciso pois os técnicos daquele Instituto fizeram uma demarcação limítrofe apenas para facilitar o trabalho dos pesquisadores lotados nos escritórios regionais do Idaterra naquela região.

Segundo Maciel, no ano de 2001, o governo do Paraná publicou uma lei estadual definindo os limites entre os dois estados. Na época o Idaterra solicitou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) um parecer jurídico sobre a legitimidade da mesma. "Em nosso Estado, a fiscalização sanitária do Iagro está sendo prejudicada, porque pecuaristas com gado nessas ilhas, alegam que este serviço deve ser feito pelos técnicos paranaenses. Porém, acabam transportando e vendendo esses animais em nosso território", explicou o engenheiro agrimensor. " Se a demarcação do IBGE sobre o número de ilhas que pertencem ao estado de Mato Grosso do Sul ficar confirmado tecnicamente, podemos ter as 130 ilhas, algumas insignificantes em relação a tamanho, mas outras são de grande extensão territorial, como a Ilha Bandeirantes que tem, aproximadamente, cinco mil hectares" , disse.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)