Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IDATERRA faz levantamento sobre as ilhas do Rio Paraná

Rose Rodrigues - 17 de janeiro de 2004 - 08:25

O setor de Cartografia do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA), está finalizando um levantamento de ilhas num percurso de 200 quilômetros do Rio Paraná, entre a divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

O engenheiro agrimensor, Humberto Maciel informou que tem catalogadas 130 ilhas distribuídas entre os municípios de Naviraí (com 38), Taquarussu (21), Itaquiraí (20), Eldorado (31) e Mundo Novo (20). Ele explicou que chegou a esse número através do senso do IBGE. Mas, ressaltou que ainda não é um dado preciso pois os técnicos daquele Instituto fizeram uma demarcação limítrofe apenas para facilitar o trabalho dos pesquisadores lotados nos escritórios regionais do Idaterra naquela região.

Segundo Maciel, no ano de 2001, o governo do Paraná publicou uma lei estadual definindo os limites entre os dois estados. Na época o Idaterra solicitou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) um parecer jurídico sobre a legitimidade da mesma. "Em nosso Estado, a fiscalização sanitária do Iagro está sendo prejudicada, porque pecuaristas com gado nessas ilhas, alegam que este serviço deve ser feito pelos técnicos paranaenses. Porém, acabam transportando e vendendo esses animais em nosso território", explicou o engenheiro agrimensor. " Se a demarcação do IBGE sobre o número de ilhas que pertencem ao estado de Mato Grosso do Sul ficar confirmado tecnicamente, podemos ter as 130 ilhas, algumas insignificantes em relação a tamanho, mas outras são de grande extensão territorial, como a Ilha Bandeirantes que tem, aproximadamente, cinco mil hectares" , disse.



SIGA-NOS NO Google News