Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

17/01/2004 08:25

IDATERRA faz levantamento sobre as ilhas do Rio Paraná

Rose Rodrigues

O setor de Cartografia do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA), está finalizando um levantamento de ilhas num percurso de 200 quilômetros do Rio Paraná, entre a divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

O engenheiro agrimensor, Humberto Maciel informou que tem catalogadas 130 ilhas distribuídas entre os municípios de Naviraí (com 38), Taquarussu (21), Itaquiraí (20), Eldorado (31) e Mundo Novo (20). Ele explicou que chegou a esse número através do senso do IBGE. Mas, ressaltou que ainda não é um dado preciso pois os técnicos daquele Instituto fizeram uma demarcação limítrofe apenas para facilitar o trabalho dos pesquisadores lotados nos escritórios regionais do Idaterra naquela região.

Segundo Maciel, no ano de 2001, o governo do Paraná publicou uma lei estadual definindo os limites entre os dois estados. Na época o Idaterra solicitou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) um parecer jurídico sobre a legitimidade da mesma. "Em nosso Estado, a fiscalização sanitária do Iagro está sendo prejudicada, porque pecuaristas com gado nessas ilhas, alegam que este serviço deve ser feito pelos técnicos paranaenses. Porém, acabam transportando e vendendo esses animais em nosso território", explicou o engenheiro agrimensor. " Se a demarcação do IBGE sobre o número de ilhas que pertencem ao estado de Mato Grosso do Sul ficar confirmado tecnicamente, podemos ter as 130 ilhas, algumas insignificantes em relação a tamanho, mas outras são de grande extensão territorial, como a Ilha Bandeirantes que tem, aproximadamente, cinco mil hectares" , disse.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)